casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | leucemia

Como a LLC é diferente de outros tipos de leucemia

Leucemia linfocítica crônica (LLC) é um tipo de câncer que começa na medula óssea e afeta os linfócitos, um tipo de glóbulo branco. A LLC é diferente de outros tipos de leucemia de várias maneiras.

1. A LLC é um câncer de crescimento lento. A maioria das pessoas com LLC tem uma forma da doença de crescimento lento que progride lentamente ao longo de muitos anos. Isto contrasta com outros tipos de leucemia, como a leucemia linfocítica aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA), que são cancros de crescimento rápido e que progridem rapidamente.

2. A LLC é mais comum em adultos mais velhos. A idade média de diagnóstico da LLC é de 70 anos. A LLC é rara em crianças e adultos jovens. Isto contrasta com outros tipos de leucemia, como a LLA, que é mais comum em crianças, e a LMA, que é mais comum em adultos com idades entre 20 e 60 anos.

3. A LLC é mais comum em homens do que em mulheres. Os homens têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver LLC do que as mulheres. Isto contrasta com outros tipos de leucemia, como LLA e LMA, que são igualmente comuns em homens e mulheres.

4. A LLC costuma ser assintomática nos estágios iniciais. Muitas pessoas com LLC não apresentam sintomas nos estágios iniciais da doença. Isto contrasta com outros tipos de leucemia, como LLA e LMA, que muitas vezes causam sintomas como fadiga, perda de peso, febre e sangramento.

5. A LLC é tratada de forma diferente de outros tipos de leucemia. O tratamento da LLC depende do estágio da doença e do estado geral de saúde do paciente. As opções de tratamento para LLC incluem espera vigilante, quimioterapia, imunoterapia, terapia direcionada e transplante de células-tronco. Isto contrasta com outros tipos de leucemia, como LLA e LMA, que normalmente são tratadas com quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco.

No geral, a LLC é um tipo único de leucemia que difere de outros tipos de leucemia em termos de taxa de crescimento, idade de início, distribuição por gênero, sintomas e tratamento.