casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | doença de Hodgkins

De onde vem esse nome, síndrome de Münchausen por procuração?

A síndrome de Münchausen por procuração (MSbP) ou transtorno factício imposto a outro (FDIA), também conhecido como transtorno factício por procuração, é um problema de saúde mental em que um cuidador inventa ou causa uma doença ou lesão em uma pessoa sob seus cuidados. , como uma criança, um adulto idoso ou uma pessoa com deficiência, a fim de ganhar atenção ou simpatia.

O termo síndrome de Münchausen por procuração foi cunhado em 1977 pelo pediatra britânico Roy Meadow, que deu à doença o nome do Barão Munchausen, um nobre alemão do século XVIII conhecido por contar histórias exageradas e incríveis. Meadow usou o nome para descrever casos em que um pai ou cuidador fabricou ou exagerou sintomas de doença em uma criança para ganhar atenção e simpatia.

Embora originalmente considerada uma doença rara, a MSbP tem sido cada vez mais reconhecida nos últimos anos. Estima-se que 1-2% das crianças hospitalizadas por problemas médicos podem ser vítimas de MSbP.

O diagnóstico de MSbP pode ser difícil, pois o cuidador pode ser muito convincente nas descrições dos sintomas da criança. No entanto, existem algumas pistas que podem sugerir MSbP, tais como:

* História de múltiplos problemas médicos na criança, com sintomas que aparecem e desaparecem repentinamente ou melhoram quando o cuidador não está presente
* Falta de evidências objetivas para apoiar os sintomas da criança
* Um cuidador que parece estar muito focado nos problemas médicos da criança e que sente prazer com a atenção que recebe
* Um cuidador que reluta em deixar a criança ser tratada por um médico ou que interfere no tratamento da criança

Se houver suspeita de MSbP, é importante encaminhar a criança e o cuidador a um profissional de saúde mental para avaliação. O tratamento da MSbP normalmente envolve psicoterapia para o cuidador e para a criança, bem como medidas de proteção para garantir a segurança e o bem-estar da criança.