casa | | Informação em Saúde > | câncer | doença de Hodgkins
Existem fatores de risco que aumentam suas chances de linfoma de Hodgkins?
Sim, existem vários fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver linfoma de Hodgkin. Esses fatores de risco incluem:
- Idade:o linfoma de Hodgkin é mais comumente diagnosticado em adultos jovens entre 20 e 40 anos.
- Género:Os homens têm maior probabilidade de desenvolver linfoma de Hodgkin do que as mulheres.
- História familiar:Pessoas com história familiar de linfoma de Hodgkin apresentam risco aumentado de desenvolver a doença.
- Infecção pelo vírus Epstein-Barr:A infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV) é um forte fator de risco para o linfoma de Hodgkin. O EBV é um herpesvírus encontrado na maioria das pessoas em todo o mundo, mas apenas uma pequena percentagem de pessoas infectadas com EBV desenvolverá linfoma de Hodgkin.
- Sistema imunológico enfraquecido:Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como aquelas com infecção por HIV, correm um risco aumentado de desenvolver linfoma de Hodgkin.
- Certas condições médicas:Certas condições médicas, como doença celíaca e tireoidite, estão associadas a um risco aumentado de linfoma de Hodgkin.
- Exposição à radiação:Pessoas que foram expostas a altos níveis de radiação, como aquelas que foram submetidas a radioterapia para câncer ou que vivem em áreas com altos níveis de radiação de fundo, correm um risco aumentado de desenvolver linfoma de Hodgkin.
É importante observar que ter um ou mais desses fatores de risco não significa que uma pessoa desenvolverá definitivamente o linfoma de Hodgkin. No entanto, é importante estar ciente desses fatores de risco para que você possa conversar com seu médico sobre maneiras de reduzir seu risco e estar ciente dos sinais e sintomas do linfoma de Hodgkin, para que possa procurar tratamento imediatamente caso os desenvolva.