casa | | Informação em Saúde > | câncer | doença de Hodgkins
Qual poderia ser a causa da contagem elevada de monócitos e baixa contagem de linfócitos?
Contagem elevada de monócitos (monocitose) Doenças inflamatórias: A monocitose costuma ser um sinal de resposta inflamatória no corpo. Algumas condições associadas à monocitose incluem:
* Infecções:Infecções bacterianas como pneumonia, tuberculose e infecções do trato urinário; infecções virais como mononucleose e hepatite; e infecções parasitárias, como malária
* Doenças autoimunes:Condições nas quais o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente seus próprios tecidos, como artrite reumatóide e lúpus
* Doenças inflamatórias intestinais:Condições que causam inflamação nos intestinos, como doença de Crohn e colite ulcerativa
* Outras condições inflamatórias crônicas:como sarcoidose e vasculite
Doenças da medula óssea: Os monócitos são produzidos na medula óssea. Certos distúrbios da medula óssea podem levar a um aumento na produção de monócitos.
Leucemia :Câncer dos glóbulos brancos, incluindo leucemia monocítica, que afeta especificamente os monócitos.
Síndromes mielodisplásicas (SMD) :Grupo de doenças em que a medula óssea não produz células sanguíneas saudáveis suficientes.
Contagem baixa de linfócitos (linfocitopenia) Infecções virais: A linfocitopenia é comumente associada a infecções virais, especialmente aquelas que têm como alvo os linfócitos, como:
HIV/SIDA :A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode levar a uma diminuição significativa na contagem de linfócitos, particularmente de células T CD4+.
Gripe :O vírus da gripe pode causar linfocitopenia, especialmente em casos graves.
Sarampo :A infecção pelo sarampo pode causar uma diminuição transitória na contagem de linfócitos.
Distúrbios do sistema imunológico: A linfocitopenia também pode ocorrer em certos distúrbios do sistema imunológico, incluindo:
Doenças de imunodeficiência primária :Um grupo de doenças hereditárias que afetam o desenvolvimento e a função do sistema imunológico.
Doenças de imunodeficiência secundária :Condições adquiridas que enfraquecem o sistema imunológico, como diabetes, desnutrição e certos medicamentos (drogas imunossupressoras, quimioterapia, etc.).
Esplenomegalia :O aumento do baço pode levar ao sequestro de linfócitos e à diminuição da contagem de linfócitos circulantes.
Deficiências nutricionais: Deficiências graves em certas vitaminas e minerais, como vitaminas B12 e C, ácido fólico, ferro e zinco, podem afetar a produção de linfócitos e levar à linfocitopenia.
Outras causas: A linfocitopenia também pode ocorrer em certas condições genéticas, distúrbios da medula óssea e como efeito colateral de alguns medicamentos e radioterapia.