casa | | Informação em Saúde > | câncer | doença de Hodgkins
O que é dacrirréia?
Dacrirréia (ou epífora) é o transbordamento de lágrimas do olho (o termo médico para lágrima é lacrima) e é comumente chamado de olhos lacrimejantes. É clinicamente definido pela presença de "lágrimas escorrendo pela bochecha" e é distinto do fenômeno normal de lacrimejamento ao bocejar. As lágrimas, produzidas nas glândulas lacrimais, são normalmente transportadas pelo sistema de drenagem nasolacrimal; a superprodução ou obstrução dessa drenagem leva à dacrirréia. As lágrimas são produzidas como uma resposta reflexa à irritação ou lesão da córnea, ou como parte da resposta do estado emocional. Isso se distingue do lacrimejamento normal, pois uma pessoa saudável derrama 0,75–1,1 microlitros de lágrimas por minuto.
As causas da dacrirréia incluem :
* Obstrução do sistema de drenagem lacrimal
* Superprodução de lágrimas
* Má aposição entre o globo e as pálpebras
* Perda dos canais normais de propagação das lágrimas
Existem inúmeras causas para o aumento da produção lacrimal e para a drenagem lacrimal prejudicada. Problemas comuns incluem:
-
Obstrução do ducto nasolacrimal é a causa mais comum de dacriorreia. Isso pode ocorrer devido a variações anatômicas, envelhecimento, inflamação ou cicatrizes de trauma, cirurgia anterior ou infecção. Em neonatos, a causa pode ser simplesmente o atraso na canalização.
-
Alérgico e
infeccioso conjuntivite:conjuntivite alérgica (como febre do feno e ceratoconjuntivite vernal), conjuntivite vernal, blefaroconjuntivite e conjuntivite infecciosa podem causar dacriorreia.
-
Ectrópio é o giro da pálpebra, principalmente da pálpebra inferior. Isso faz com que as lágrimas respingem na pele da bochecha, em vez de passarem para o sistema de drenagem lacrimal.
-
Paralisia facial , como a paralisia de Bell, também pode causar dacriorreia.
-
Blefarite é uma causa comum de dacriorreia. Afeta a pele da pálpebra, tornando-a vermelha, inchada, com crostas e coceira, fazendo com que a pálpebra não se adapte bem à superfície do olho. Isso pode causar transbordamento e aumento da produção de lágrimas.
-
Dacryops , também conhecida como canaliculite, refere-se à inflamação aguda ou crônica dos canalículos. Os sintomas comuns de dacryops incluem epífora, dor e inchaço.
-
Síndrome de Sjogren , uma inflamação autoimune crônica que destrói as glândulas exócrinas que secretam suor e lágrimas. Isso significa que são produzidas muito pouca saliva e lágrimas, o que pode causar olhos secos e dacriorreia.
-
Tumores da conjuntiva, passagem de drenagem lacrimal ou nasofaringe.
As obstruções do sistema de drenagem lacrimal (LDS) podem ter vários motivos:
-
Congênito anomalias no desenvolvimento SUD
-
Infeccioso causas (por exemplo, canaliculite, dacriocistite)
-
Autoimune doenças (por exemplo, sarcoidose, vasculite, doença de Sjogren)
-
Trauma -
Iatrogênico causas (por exemplo, após cirurgias refrativas, procedimentos endoscópicos)
-
Neoplasia (tumores)
A dacriorreia pode estar associada a uma condição sistêmica subjacente, como doenças autoimunes ou câncer. Pode ser um sintoma de glaucoma congênito ou outras doenças oculares, ou desenvolver-se após lesão dos nervos faciais ou das glândulas lacrimais.