casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | doença de Hodgkins

Granulomatose de Wegener? - Respostas

Alfred Lothar Wegener (1 de novembro de 1880 - 3 de novembro de 1930) foi um meteorologista e geofísico alemão mais conhecido por sua teoria da deriva continental. Ele foi a primeira pessoa a propor que os continentes já estiveram unidos e se separaram com o tempo.

Wegener nasceu em Berlim, Alemanha, em 1880. Estudou astronomia, meteorologia e geofísica na Universidade de Berlim. Depois de se formar, trabalhou como meteorologista no Serviço Meteorológico Alemão. Em 1905, publicou seu primeiro artigo sobre deriva continental.

Deriva Continental
Em sua teoria da deriva continental, Wegener propôs que os continentes da Terra já estiveram unidos em uma única massa de terra, que ele chamou de Pangea. Ele argumentou que a Pangeia começou a se desintegrar há cerca de 200 milhões de anos e que os continentes se afastaram para as suas posições atuais. A teoria de Wegener baseou-se em várias linhas de evidência:

1. As formas dos continentes se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Por exemplo, a costa leste da América do Sul e a costa oeste da África combinam quase perfeitamente.
2. Existem evidências de formações geológicas semelhantes em continentes diferentes, como os mesmos tipos de rochas e os mesmos fósseis. Por exemplo, fósseis dos mesmos tipos de plantas e animais foram encontrados em continentes que agora estão separados por oceanos.
3. A distribuição dos climas na Terra pode ser explicada pela deriva continental. Por exemplo, os trópicos estão localizados perto do equador, onde a Pangéia estaria localizada.

A teoria da deriva continental de Wegener foi inicialmente rejeitada pela maioria dos cientistas. Eles não acreditavam que fosse possível que os continentes se movessem através da crosta terrestre. No entanto, a teoria de Wegener ganhou apoio nas décadas de 1960 e 1970, graças ao desenvolvimento das placas tectônicas.

Placas Tectônicas
As placas tectônicas são uma teoria científica que explica os movimentos dos continentes e oceanos da Terra. De acordo com as placas tectônicas, a litosfera da Terra (a camada externa rígida da Terra) é dividida em várias placas tectônicas que se movem sobre o manto da Terra (a camada quente e viscosa de rocha abaixo da litosfera). O movimento das placas tectônicas é impulsionado pelas correntes de convecção no manto.

A teoria das placas tectônicas fornece uma explicação mais completa da deriva continental do que a teoria de Wegener. As placas tectônicas explicam como os continentes podem se separar e como a superfície da Terra pode mudar ao longo do tempo.

Legado
Alfred Wegener foi um cientista brilhante que deu uma contribuição importante para a nossa compreensão da Terra. A sua teoria da deriva continental foi uma ideia revolucionária que mudou a forma como pensamos sobre a história da Terra. O trabalho de Wegener lançou as bases para o campo das placas tectônicas, que é uma das teorias mais importantes da geologia.

Wegener era uma figura trágica. Ele morreu aos 50 anos em um acidente de avião enquanto estava em uma expedição à Groenlândia. Seu corpo nunca foi encontrado. No entanto, seu legado continua vivo. Sua teoria da deriva continental ainda é considerada uma das descobertas científicas mais importantes do século XX.