casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | doença de Hodgkins

Em que consiste o Complexo Granuloma Eosinofílico

O complexo de granuloma eosinofílico (EGC) é um grupo de doenças ósseas raras caracterizadas pela formação de granulomas, que são coleções de células inflamatórias. Esses granulomas podem ocorrer em qualquer osso do corpo, mas afetam mais comumente o crânio, os ossos longos e as costelas.

O EGC é classificado em três tipos:

- O granuloma eosinofílico (GE) é o tipo mais comum de EGC. Geralmente ocorre em crianças e adolescentes.
- A doença de Hand-Schüller-Christian (HSC) é uma forma mais grave de EGC que afeta vários ossos e órgãos. Também é mais comum em crianças e adolescentes.
- A doença de Letterer-Siwe (LSD) é a forma mais grave de EGC. É uma doença rapidamente progressiva que pode afetar vários ossos, órgãos e a pele. O LSD é mais comumente visto em bebês e crianças pequenas.

A causa do EGC é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a um distúrbio do sistema imunológico. O EGC está frequentemente associado a outras condições alérgicas, como asma e febre do feno.

Os sintomas do EGC podem variar dependendo do tipo de doença e dos ossos afetados. Os sintomas comuns incluem:

- Dor óssea
- Inchaço e sensibilidade
- Amplitude de movimento limitada
- Lesões cutâneas
- Febre
- Perda de peso
- Fadiga

O EGC é diagnosticado com base em uma combinação de sintomas, exame físico e estudos de imagem. Uma biópsia do osso afetado pode ser necessária para confirmar o diagnóstico.

O tratamento para EGC normalmente envolve medicamentos para reduzir a inflamação e a dor. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para remover os granulomas. A radioterapia também pode ser usada para tratar EGC.

O prognóstico da EGC depende do tipo de doença e da extensão do envolvimento ósseo. A maioria das crianças com EG e HSC tem um bom prognóstico, enquanto as crianças com LSD têm um prognóstico mais reservado.