casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | cancro do cólon

Quando as colonoscopias são recomendadas aos pacientes?

A colonoscopia é um procedimento médico que permite ao médico examinar o interior do intestino grosso (cólon) e do reto. As colonoscopias são normalmente recomendadas aos pacientes quando:

- Rastreamento do câncer colorretal :Para indivíduos de risco médio, a American Cancer Society recomenda que o rastreio comece aos 45 anos. Aqueles com risco médio devem fazer uma colonoscopia a cada 10 anos, pois pode detectar e remover pólipos pré-cancerígenos antes que tenham a oportunidade de se tornarem canceroso.

- Sintomas gastrointestinais :As colonoscopias podem ser aconselhadas para avaliar sintomas gastrointestinais, como:

1. Dor abdominal persistente
2. Sangramento retal
3. Constipação crônica ou diarreia
4. Mudanças nos movimentos intestinais
5. Perda de peso inexplicável
6. Anemia por deficiência de ferro (que pode ser um sinal de câncer de cólon)

- História familiar :Pessoas com histórico familiar de câncer colorretal ou pólipos adenomatosos podem precisar realizar uma colonoscopia em idades mais jovens ou com maior frequência para rastrear qualquer anormalidade.

- Histórico pessoal :Indivíduos com histórico pessoal de pólipos de cólon, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn ou colite ulcerativa) ou certas síndromes genéticas (por exemplo, síndrome de Lynch) podem precisar de colonoscopias com mais regularidade para monitorar quaisquer problemas.

É importante observar que a frequência das colonoscopias pode variar de acordo com as circunstâncias individuais e os fatores de risco. É aconselhável consultar um profissional de saúde para determinar os intervalos de triagem apropriados com base no histórico médico pessoal e no perfil de risco.