casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | cancro do cólon

Qual é a conexão entre pólipos e câncer de cólon?

Os pólipos são crescimentos anormais de tecido que podem se desenvolver no revestimento interno do cólon e do reto. Embora nem todos os pólipos sejam cancerígenos, alguns tipos podem evoluir para câncer de cólon com o tempo.

A principal ligação entre pólipos e câncer de cólon é que certos tipos de pólipos, chamados pólipos adenomatosos, têm potencial para se tornarem cancerosos. Os pólipos adenomatosos são o tipo mais comum de pólipo encontrado no cólon e no reto e são caracterizados pela presença de células anormais que têm potencial para se transformar em células cancerígenas.

O risco de câncer de cólon aumenta com o tamanho, número e localização dos pólipos adenomatosos. Pólipos maiores e pólipos localizados no lado direito do cólon têm maior probabilidade de evoluir para câncer. Indivíduos com histórico familiar de câncer de cólon ou certas síndromes genéticas, como polipose adenomatosa familiar (PAF), também apresentam risco aumentado de desenvolver pólipos adenomatosos e câncer de cólon.

É importante observar que nem todos os pólipos evoluem para câncer. No entanto, recomenda-se que quaisquer pólipos encontrados durante uma colonoscopia sejam removidos para reduzir o risco de câncer de cólon. As colonoscopias regulares são uma ferramenta importante para detectar e remover pólipos antes que tenham a chance de se tornarem cancerosos, especialmente para indivíduos com maior risco.