casa | | Informação em Saúde > | câncer | cancro do cólon
O câncer de cólon é hereditário?
O câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon, é a segunda principal causa de mortes relacionadas ao câncer nos Estados Unidos para homens e mulheres combinados. Embora a maioria dos casos seja esporádica (não herdada), cerca de 5% a 10% dos casos são hereditários, o que significa que são transmitidos de pais para filhos através dos genes.
Existem várias síndromes genéticas hereditárias associadas a um risco aumentado de câncer colorretal. Estes incluem:
Síndrome de Lynch:A síndrome de Lynch, também conhecida como câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC), é a síndrome de câncer colorretal hereditário mais comum. É causada por mutações em certos genes, como MLH1, MSH2, MSH6 e PMS2, que estão envolvidos no reparo do DNA. Pessoas com síndrome de Lynch têm um risco significativamente aumentado de desenvolver câncer colorretal, bem como outros tipos de câncer, como câncer de endométrio, câncer de ovário, câncer de estômago e câncer do trato urinário.
Polipose adenomatosa familiar (PAF):A PAF é uma doença genética rara caracterizada pelo crescimento de numerosos pólipos (crescimentos benignos) no cólon e no reto. Esses pólipos podem eventualmente evoluir para câncer se não forem removidos. A FAP é causada por mutações no gene APC, que está envolvido na regulação do crescimento e divisão celular.
Polipose associada a MUTYH (MAP):MAP é uma síndrome hereditária de câncer colorretal causada por mutações no gene MUTYH, que está envolvido na reparação de DNA danificado. Pessoas com MAP têm um risco aumentado de desenvolver cancro colorrectal, especialmente em idade jovem.
Síndrome de polipose juvenil (JPS):JPS é uma doença hereditária rara caracterizada pelo crescimento de pólipos juvenis no cólon e no reto. Às vezes, esses pólipos podem evoluir para câncer, embora o risco seja menor do que em outras síndromes hereditárias de câncer colorretal. JPS é causada por mutações nos genes SMAD4 e BMPR1A, que estão envolvidos na regulação do crescimento e diferenciação celular.
As síndromes hereditárias de câncer colorretal são normalmente herdadas de maneira autossômica dominante, o que significa que apenas uma cópia do gene mutado (de qualquer um dos pais) é necessária para causar o distúrbio. Em alguns casos, porém, uma pessoa pode herdar duas cópias de um gene mutado, o que pode levar a uma forma mais grave da doença.
Se você tem histórico pessoal ou familiar de câncer colorretal ou pólipos, converse com seu médico sobre o risco e se você deve considerar o teste genético. Os testes genéticos podem identificar mutações em genes associados a síndromes hereditárias de câncer colorretal e podem ajudar a orientar seu tratamento e tratamento médico.