Se as metástases estão confinados a uma área fora do cólon , por exemplo, o fígado , a cirurgia pode ser usado para remover o tumor metastático . Consulte um oncologista especializado em cirurgia hepática . Muitos tumores metastáticos no fígado são operável ( removível ) enquanto outros não pode ser removido por cirurgia, devido ao seu tamanho e localização .
2
A quimioterapia pode ser usado para reduzir o tamanho do tumor metastático e melhora a chance de sucesso da cirurgia . A quimioterapia também é recomendado para pós- cirurgia para reduzir a probabilidade de recorrência do câncer .
3
Em muitos casos, a cirurgia não é possível, e os cânceres metastáticos são consideradas incuráveis. O objetivo da quimioterapia para estes casos é o de prolongar a vida, enquanto minimizam os efeitos colaterais . Discuta com o seu médico oncologista sobre os diferentes combinações de drogas . Seu oncologista pode adaptar os regimes de quimioterapia para o seu caso específico . Você pode alternar entre esquemas quimioterápicos agressivos e regimes mais leves ao longo do tempo . Isto permite-lhe manter o tumor no controle, ainda ser capaz de manter uma qualidade de vida razoável . Discuta com seu médico se você quiser fazer uma pausa de quimioterapia. Lembre-se que uma longa pausa de quimioterapia pode reduzir a probabilidade de sobrevivência.
4
Visite seu oncologista regularmente. Durante cada check-up , imagens de raios- x do seu tumor irá dizer se a quimioterapia é eficaz em manter o tumor de crescer. Em adição aos raios -x , os níveis sanguíneos de antigénio carcinoembrionário ( CEA ) vai ser monitorizado . Se o nível de CEA aumenta , pode ser necessário mudar a terapêutica.
5
Saiba mais sobre os efeitos colaterais da quimioterapia para se preparar para o que pode ocorrer. Por exemplo, os efeitos colaterais de 5-FU e leucovorina regime são feridas na boca , diarréia e baixa contagem do sangue .