O câncer de cólon pode ocorrer no cólon , reto e até mesmo o apêndice. O cancro do cólon forma tipicamente como resultado de pequenos tumores , chamados pólipos , que ocorrem dentro do cólon . Estes crescimentos inicialmente não são cancerosos , mas com o tempo eles se transformam em uma forma canceroso. O cancro do cólon é a terceira forma mais comum de câncer .
Sintomas relacionados com os movimentos intestinais
Muitos dos primeiros sintomas de câncer de cólon , especialmente quando o câncer ainda é localizada para o cólon , afetam os movimentos intestinais. Uma mudança na freqüência de evacuações pode resultar em diarreia ou prisão de ventre. Outro sintoma é a sensação de um movimento intestinal incompleto , ou uma súbita mudança de diâmetro evacuação. Finalmente, a presença de sangue ou muco nas fezes pode indicar câncer de cólon.
Outros sintomas locais
O câncer de cólon pode também causar obstrução das entranhas . Isso pode resultar em dor, uma sensação de estar inchada, e vômitos. Às vezes, o câncer de cólon pode ser detectado por um médico se eles podem sentir um nódulo no abdômen provocada pelo tumor. Finalmente, às vezes o câncer de cólon também afeta a bexiga, o que pode causar sangue ou a entrada de ar na urina , e também pode levar a mau cheiro descargas da vagina.
Sintomas sistêmicos
o crescimento do câncer
também pode causar perda de peso repentina. Isto é devido tanto a uma perda de apetite, bem como o aumento da queima de calorias . Câncer também pode causar anemia , o que irá resultar em que o paciente se tornar clara e experimentar episódios de tonturas e letargia . Se o cancro se espalha para o fígado , ele também pode causar dor de fígado , bem como icterícia e um aumento do tamanho do fígado . Se isso acontecer, o paciente também corre o risco de coágulos sanguíneos.
Fatores de Risco
idade e hereditariedade são os dois maiores fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de cólon. Outros fatores incluem tabagismo, consumo de álcool e dieta, dietas ricas em carne vermelha e pobre em vegetais estão associados a um maior risco de câncer de cólon. Os pacientes com história de doença inflamatória do intestino ou cólon pólipos também estão em maior risco . Qualquer um que tenha estes fatores de risco devem receber colonoscopias regulares , a fim de prevenir o aparecimento de câncer de cólon em estágio final .