O cancro do cólon , como a grande maioria dos tipos de câncer, é encenado em um sistema padrão chamado de Sytem Estadiamento AJCC ou o sistema de estadiamento TNM . O sistema AJCC foi criado pela American Joint Committee on Cancer e é chamada de sistema TNM porque os fatores T , N e M são os três fatores utilizados na realização do número cancer.The T é determinada por um médico que avalia o tamanho eo crescimento do tumor primário . No câncer de fígado , o número T é diagnosticada com base em quantas camadas do cólon do tumor penetrou . As camadas incluem a camada mais interna , ( mucosa ) a camada muscular magra ao lado da mucosa ( mucosa muscularis ) , as fibras e tecidos acima da mucosa ( mucosa muscularis ) , a camada de músculo contratante que ajuda a mover os conteúdos através do intestino ( o propi muscular ) e, finalmente, as camadas mais externas ( a subserosa e serosa ) . o número refere-se a N linfonodo envolvimento ( se o câncer se espalhou para os linfonodos próximos). O número M refere-se a saber se o câncer com metástase para outras partes do corpo distinto do cólon /reto e do sistema digestivo em geral.
Stage Câncer IV
Stage IV cancro colo-rectal refere-se a um cancro , com um número qualquer T , qualquer número N , e um número M de M1 . Isto significa que o nível das camadas do cólon e do envolvimento ganglionar não é importante para o diagnóstico do cancro da Fase IV . Um diagnóstico de câncer Stage IV sempre é dada quando o câncer se espalha a partir do site principal ( o cólon ) para outros locais do corpo .
Comuns locais de metástases
o cancro do cólon , muitas vezes metástase para os pulmões , forro cavidade abdominal ( peritônio ) ou ovários. O Sloan -Kettering Cancer Center Memorial estima que aproximadamente metade dos pacientes diagnosticados com experiência metástases hepáticas de câncer de cólon durante o curso da doença.
Prognóstico
as taxas de câncer de sobrevivência são determinada por olhar para as taxas de sobrevida em 5 anos dos pacientes diagnosticados com um tipo específico de câncer. De acordo com dados obtida a partir de bases de dados do Instituto Nacional do Câncer , que olhou para as taxas de sobrevivência de cerca de 120 mil pessoas diagnosticadas com câncer de cólon 1991-2000 , a taxa de sobrevida em 5 anos para os pacientes diagnosticados com câncer de cólon estágio IV é de 8 por cento. No entanto, um estudo da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, sugere que , a partir de 2009, novos tratamentos , incluindo o tratamento de metástases de libré , aumentaram estas taxas de sobrevivência de 30 por cento.
Tratamento
a cirurgia é o tratamento mais comum para o câncer de cólon metastático. A cirurgia remove o cancro no sítio primário ( cólon ) e ao local de metástases . Cirurgia (incluindo cyrosurgery , o congelamento de uma parte do fígado) pode remover as metástases do fígado e pulmões.