Enquanto câncer retal pode se desenvolver em alguém sem fatores de risco conhecidos , algumas considerações podem aumentar o risco de câncer retal. Algumas condições hereditárias , como o câncer de cólon hereditário sem polipose e polipose adenomatosa familiar , aumentar a probabilidade de desenvolver câncer retal , eo risco também é maior em pessoas com uma história pessoal de colite ulcerativa ou doença de Crohn, pólipos retais , câncer colorretal e câncer da mama , do endométrio ou do ovário . Uma história familiar de pólipos colorretais ou câncer e idade superior a 40 anos de idade são outros fatores de risco . Embora esses fatores de risco não pode ser evitado , eles indicam a necessidade de exames mais frequentes e testes de triagem .
Sintomas
sangue nas fezes e uma mudança nos hábitos intestinais são muitas vezes os dois primeiros sinais de câncer retal . Diarréia ou constipação pode se desenvolver, e as fezes podem ser mais estreita do que o habitual . Sangue nas fezes podem aparecer vermelho ou quase preto. Outros sintomas do câncer do reto podem incluir cólicas geral abdominal, distensão abdominal ou desconforto , alterações do apetite , fadiga, náuseas e perda de peso. Porque estágios iniciais de câncer retal não costumam causar dor , é importante consultar um médico para avaliação se quaisquer novos sintomas gastrointestinais desenvolver que não pode ser explicado por um vírus ou outra infecção .
Diagnóstico Uma série de testes são realizados para diagnosticar o câncer retal. Após um exame físico completo e histórico médico , um exame de toque retal é realizado. Um exame retal digital envolve a inserção de um dedo com luva no reto para verificar se há nódulos ou outros sinais de câncer. Se houver suspeita de câncer retal , uma proctoscopia geralmente segue . Este teste usa um instrumento de tubo, com uma lente e luz em uma extremidade a olhar para dentro do reto. A colonoscopia também pode ser realizada para verificar se há pólipos, tecido anormal ou outros sinais de câncer. Um colonoscope tem geralmente uma ferramenta de biópsia ligado a uma extremidade para recolher amostras de tecido de pólipos ou para testes . Um exame de sangue chamado de dosagem do antígeno carcinoembrionário mede o nível de uma substância no sangue que é maior em pacientes com câncer retal do que naqueles que são livre do câncer . Se o câncer retal é diagnosticada , raios-X , tomografia computadorizada, ultra-som e outros testes é condenada a determinar se o câncer se espalhou para outras áreas do corpo.
Estágios
O estadiamento do câncer de reto é baseado nos resultados do teste . Quando o câncer retal é localizado apenas na camada mais interna do reto , o diagnóstico da fase 0, ou carcinoma in situ , é dado. Fase 1 do cancro tornou-se na parede do recto , mas não através da parede , enquanto que a fase 2 do cancro se estende através da parede rectal ou em tecidos adjacentes . Se o câncer se espalha para os nódulos linfáticos próximos , mas ainda não é detectado em regiões distantes do corpo , um estágio 3 diagnóstico é justificada. Estágio 4 de câncer retal com metástase para áreas distantes do corpo ou para outros órgãos, como os pulmões.
Tratamento
Tratamento de câncer retal depende do estágio de a doença no momento do diagnóstico e da saúde geral do paciente . As fases iniciais pode ser tratada com uma combinação de cirurgia e radioterapia . Os estágios posteriores exigem tratamento com a quimioterapia e terapia biológica para além da radioterapia e cirurgia . Quimioterapia funciona para alvejar e matar células cancerosas que estão circulando pelo corpo ou se espalharam para outros órgãos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , a cirurgia é o tratamento mais comum para todos os estágios do câncer retal.