casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | cancro do cólon

Prognóstico de Estágio 4 cancro do cólon

O cancro do cólon , também chamado de câncer colo-retal , é o crescimento descontrolado de células cancerosas no revestimento do cólon , a parte do intestino grosso entre o ceco eo reto. O câncer de cólon é o terceiro câncer mais comum em homens e mulheres. O resultado , ou prognóstico de câncer de cólon depende do estágio , ou o avanço do câncer. Estágio 4 de câncer de cólon é o estágio mais avançado e tem o pior prognóstico. Fase 4

O cancro do cólon é dividido em quatro fases com base no tamanho , localização e características dos tumores . Fase 1 é o menos grave, e tem o melhor prognóstico , enquanto o estágio 4 é o mais grave. Embora o cancro pode ou não ter crescido através da parede do cólon e podem ou não envolver os gânglios linfáticos , todos os cancros do cólon do estágio 4 estão marcados pelos tumores espalhados ( metástase ) ou para outros órgãos , tais como o fígado, os pulmões , cavidade abdominal ou ovários .

sintomas

pacientes nos estágios iniciais de câncer de cólon não são propensos a apresentar sintomas. É por isso que as técnicas de detecção precoce , como a colonoscopia são importantes como aqueles que encontram o seu câncer , enquanto nas fases iniciais têm um prognóstico positivo. No entanto, até o estágio 4 , os pacientes são propensos a experimentar sintomas , incluindo uma mudança nos hábitos intestinais ( constipação ou diarréia) , fezes com sangue , desconforto abdominal, fraqueza, fadiga ou perda de peso inexplicada.
Cirurgia

cirurgia para remover o tumor é o tratamento primário para todos os estágios do câncer de cólon , exceto para o estágio 4 . Desde o estágio 4 significa que os tumores se espalharam para outros órgãos cirurgia ainda pode ser realizada , mas não normalmente como uma cura. Para os pacientes com estágio 4 de câncer a cirurgia é provável realizada para aliviar ou evitar a obstrução do cólon. No entanto , o prognóstico é dependente da dimensão e número de metástases presentes . Se existem cinco ou menos tumores em um órgão como o fígado, o que pode ser capaz de ser removido na cirurgia adicionando anos a sua vida , ou mesmo a cura do cancro .
Quimioterapia

Como é improvável que remover todos os tumores que se espalharam para outros órgãos a cirurgia , a quimioterapia é administrada a doentes em fase 4 . A quimioterapia pode ser administrada por via intravenosa , no entanto , os pacientes que têm metástase de tumores no fígado irão responder melhor a quimioterapia administrada através de uma artéria que conduz ao fígado . A desvantagem deste método é que os tumores em qualquer outro lugar no corpo vai continuar a crescer . O prognóstico para os pacientes com apenas alguns tumores metástase no fígado , porém, é boa como a quimioterapia arterial pode prolongar a vida ou até mesmo fornecer uma cura.
Taxa de Sobrevivência

para pacientes com câncer , os médicos fornecer um prognóstico em termos de taxa de sobrevivência. A taxa de sobrevivência é a porcentagem de pacientes que vivem pelo menos cinco anos após o diagnóstico. Porque o prognóstico do paciente é dependente não só da etapa do cancro, mas também a sua saúde geral , estas taxas de sobrevivência só deve ser usada como um guia geral . A taxa de sobrevivência para o estágio 4 de câncer de cólon é de 8 por cento , ou seja, apenas 8 por cento dos pacientes vai viver cinco anos após o diagnóstico.