Embora a causa exata do câncer de cólon é desconhecida, vários fatores de risco foram encontrados que podem contribuir para esta doença. Estes incluem a ser mais velhos do que 50 anos de idade e ter pólipos colorretais e uma história familiar da doença . Um alto teor de gordura, dieta pobre em fibras e tabagismo também são fatores contribuintes .
Sintomas
Os sintomas de câncer de cólon incluem diarréia, constipação, fezes com sangue ou de peso inexplicada perda. Outros sintomas apresentados podem ser fadiga , gases, inchaço e dores de estômago . Os sintomas não estão sempre presentes com esta condição.
Diagnóstico
Se os sintomas ou história familiar levantar preocupações , o médico pode pedir um exame retal , um oculto nas fezes testes de exame de sangue ou outro laboratório de trabalho ou de imagem para verificar se há anormalidades.
Estágios
Um processo chamado de teste é usado para determinar se o câncer de cólon se espalhou para outras áreas do cólon ou do recto , ou para outras partes do corpo . Fases são classificados de 0 a 4 , com a fase 4 , sendo o mais grave . Na fase 4, o câncer tem sido realizado através dos gânglios linfáticos para outras partes do corpo e é difícil de tratar .
Tratamento
Existem várias opções de tratamento para cancro do cólon , dependendo da fase da doença . Os tratamentos incluem radioterapia , quimioterapia ou cirurgia . Em alguns casos, pode ser necessária uma combinação de tratamentos para o tratamento adequado .