A colonoscopia é realizada por um gastroenterologista . Para este procedimento, todo o cólon será analisado e verificado para pólipos e outras anormalidades . Pólipos são pequenos crescimentos que podem potencialmente se tornar cancerosas . Antes da colonoscopia , o paciente recebe medicação para a dor e um sedativo . O médico realiza o procedimento de inserção de um tubo fino e flexível para o ânus . O tubo tem uma luz no final , assim como uma pequena câmara . O tubo é então movido ao longo do recto e do cólon para as áreas de análise . Se quaisquer pólipos são encontrados , eles podem ser removidos no mesmo dia. A biópsia pode ser feito para determinar se eles são cancerosos ou não.
Sigmoidoscopia
A sigmoidoscopia é semelhante a uma colonoscopia. Este procedimento é menos dispendioso do que uma colonoscopia . Outra diferença é que uma sigmoidoscopia examina apenas a porção inferior do cólon . Os pacientes podem sentir mais desconforto com uma sigmoidoscopia de uma colonoscopia , já que a sedação é raramente usado . Outra desvantagem importante é que a câmera usada, um sigmoidoscope , é incapaz de detectar quaisquer pólipos fora do seu alcance.
Pesquisa de sangue oculto nas fezes
Outro procedimento que é feito para testar para o câncer de cólon é o teste de sangue oculto nas fezes . Para este teste , o médico irá enviar o paciente para casa com um kit para coletar amostras de fezes de casa. Depois as amostras são recolhidas , elas devem ser devolvidos para o médico . O médico , então, testar as fezes de qualquer presença de sangue . Sangue nas fezes pode ser um indicador de cancro do cólon e outras condições médicas . Se o sangue for encontrado, então o paciente passar por uma colonoscopia para verificar a existência de pólipos e quaisquer outros tumores cancerosos .
Duplo contraste enema opaco
A bário com duplo contraste enema ( EBDC ) é realizado por um radiologista . Durante este procedimento , o radiologista bombear o enema de bário para o cólon do paciente utilizando um tubo fino que é inserido no recto do paciente . O revestimento vontade de bário o interior do cólon do paciente de modo que seja visível num raio - X . O ar é então bombeado para dentro do recto para separar as paredes do cólon , de modo que quaisquer pólipos pode ser visto . A única limitação com um EBDC é que, se houver algum pólipos , eles não podem ser removidos , nesse momento . A colonoscopia teria que ser feito em uma data posterior . Como resultado, este é um procedimento raramente utilizado para triagem de câncer de cólon.