A melamina é um produto químico industrial comum usado na produção de milhares de produtos na indústria de plásticos e construção. Produtos para o lar de todas as variedades de cortinas de chuveiro para talheres de plástico para concreto e fertilizantes contêm quantidades muito pequenas de melamina. A melamina é muito útil em muitos processos industriais como um estabilizador e /ou agente emulsificante .
Efeitos para a saúde de melamina
De acordo com a Organização Mundial de Saúde ea maioria das outras fontes do governo , baixos níveis de melamina não são perigosas para os seres humanos . Níveis mais elevados de melamina são prejudiciais para os seres humanos , no entanto, e pode produzir pedras nos rins e pedras na bexiga , além de outros impactos sobre os sistemas urinário e reprodutor , incluindo alguma evidência de risco aumentado de bexiga e câncer de cólon.
potencial Carconogenic de melamina
a evidência científica sobre o potencial carcinogênico de melamina é misturado , e ele não está oficialmente listado como uma substância cancerígena pela OMS , mas tem havido um número de estudos em animais e alguns estudos em humanos retrospectivos que sugeriram uma possível ligação entre os níveis mais elevados de exposição de melamina e um maior risco de bexiga e câncer de cólon.
Infant Formula chinês melamina Scare
Em 2008, descobriu-se que muitos fabricantes chineses de fórmulas infantis foram adulterando seus produtos com melamina para fazer parecer que ele tinha um maior teor de proteína . A contagem final foi de seis mortes infantis e mais de 300 mil bebês que sofrem de pedras nos rins ou outros problemas renais /relacionadas com urinário. Dois executivos chineses nas empresas que produziam a fórmula contaminado foram executados e outro foi condenado à prisão perpétua .
OMS Normas para melamina Promulgada em 2010
A segurança alimentar comitê da OMS promulgada padrões internacionais de melamina em produtos alimentares em 6 de julho de 2010. Os novos padrões são de 2,5 mg por kg de produtos alimentícios em geral e 1 mg por kg de fórmula infantil . Estas normas internacionais baseadas em UN não são juridicamente vinculativas , mas eles não fornecem um limite para as nações a usar ao definir seus próprios padrões.