casa | | Informação em Saúde > | câncer | quimioterapia
O que é quimioterapia profilática?
A quimioterapia profilática refere-se ao uso de medicamentos quimioterápicos para prevenir o desenvolvimento ou recorrência do câncer. É normalmente usado em indivíduos com alto risco de desenvolver câncer ou naqueles que já foram diagnosticados com câncer, mas apresentam alto risco de recaída.
A quimioterapia profilática visa eliminar quaisquer células cancerosas microscópicas que possam estar presentes no corpo antes que tenham a chance de crescer e se espalhar. Pode ser usado antes da cirurgia (quimioterapia neoadjuvante), após a cirurgia (quimioterapia adjuvante) ou, em alguns casos, como tratamento primário para o câncer (quimioterapia primária).
A decisão de usar quimioterapia profilática baseia-se em vários fatores, incluindo o tipo de câncer, o estágio da doença, a saúde geral do paciente e os potenciais efeitos colaterais do tratamento. Geralmente é recomendado para indivíduos com maior risco de desenvolvimento ou recorrência de câncer, como aqueles com forte histórico familiar de câncer, certas mutações genéticas ou condições pré-cancerosas específicas.
A quimioterapia profilática pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o risco de desenvolvimento ou recorrência do câncer em certos indivíduos. No entanto, é essencial pesar os potenciais benefícios contra os potenciais efeitos secundários, que podem incluir náuseas, vómitos, perda de cabelo, fadiga e aumento do risco de infecções.