casa | | Informação em Saúde > | câncer | quimioterapia
O que é quimio derma?
Quimoderma é um termo usado para se referir a qualquer problema de pele causado pelo tratamento quimioterápico, como ressecamento, coceira, queda de cabelo, pele escura, erupção cutânea e assim por diante.
Problemas comuns de cuidados com a pele relacionados à quimioterapia: *
Secura é um efeito colateral comum da quimioterapia, pois pode danificar a barreira natural da pele e levar à desidratação.
*
Coceira também pode ser um problema, pois a pele pode ficar irritada e inflamada.
*
Perda de cabelo é um efeito colateral bem conhecido da quimioterapia, pois os medicamentos usados para matar as células cancerígenas também podem danificar os folículos capilares.
*
Erupções cutâneas também pode ocorrer, pois a pele pode ficar mais sensível a irritantes.
*
Pele escura pode ocorrer em algumas pessoas, pois a quimioterapia pode fazer com que a pele produza mais melanina.
Outras reações cutâneas que podem ocorrer com a quimioterapia incluem: *
Destruição da pele: Isso pode ocorrer devido a danos no suprimento sanguíneo da pele, o que pode causar ruptura da pele e formação de úlceras ou feridas.
*
Alterações de pigmento: Alguns medicamentos quimioterápicos podem causar alterações na cor da pele, tornando-a mais escura ou mais clara.
*
Alterações nas unhas: A quimioterapia pode fazer com que as unhas fiquem quebradiças, fracas ou descoloridas.
*
Alterações no crescimento do cabelo: Em alguns casos, a quimioterapia pode causar o crescimento indesejado de pêlos em áreas do corpo onde os pêlos normalmente não crescem.
*
Inchaço: A quimioterapia pode causar inchaço nas mãos, pés e rosto.
É importante controlar os efeitos colaterais da quimio derma para manter a pele saudável e evitar infecções. O seu médico ou enfermeiro pode recomendar produtos ou tratamentos específicos para a pele para ajudar a controlar esses efeitos colaterais.