casa | | Informação em Saúde > | câncer | quimioterapia
O que é quimioterapia intratecal?
A quimioterapia intratecal é um tratamento para o câncer que envolve a injeção de medicamentos quimioterápicos diretamente no líquido cefalorraquidiano (LCR), que banha o cérebro e a medula espinhal. Este tipo de quimioterapia é usado para tratar cânceres que se espalharam para o sistema nervoso central (SNC), como leucemia, linfoma e meduloblastoma.
A quimioterapia intratecal é administrada por meio de punção lombar, na qual uma agulha é inserida na região lombar para atingir o LCR. Os medicamentos quimioterápicos são então injetados no LCR, onde podem atingir e matar células cancerígenas no SNC.
A quimioterapia intratecal é um tratamento muito eficaz para o câncer do SNC, mas também pode ter efeitos colaterais graves, como náuseas, vômitos, queda de cabelo e convulsões. Esses efeitos colaterais são geralmente temporários e desaparecem assim que o tratamento é concluído.
A quimioterapia intratecal é normalmente usada em combinação com outros tratamentos, como radioterapia e quimioterapia sistêmica. O objetivo do tratamento é matar todas as células cancerígenas do SNC e evitar que o câncer volte.