oferecer apoio prático , fazendo coisas como dirigir o paciente à quimioterapia tratamentos , sentado sobre o médico de compromissos, cozinhar , fazer compras, cuidar de animais de estimação e regar as plantas .
2
Entrada sobre o paciente. Muitas vezes as pessoas em tratamento de quimioterapia se sentir cansado e oprimido e eles podem não ter a energia para pedir a ajuda específica de que necessitam. Não pense que se você pediu um paciente uma vez , ela não vai precisar de ajuda mais tarde.
3
Conheça o seu papel . A maioria das pessoas submetidas a quimioterapia primeiro turno para a família e amigos pelo apoio . No entanto, pode haver algumas coisas que os pacientes não se sentem à vontade para discutir com seus entes queridos , e eles podem se sentir mais à vontade para falar com outros sobreviventes de câncer. Permita que o seu amado a liberdade de procurar fontes adicionais de apoio .
4
Esteja ciente de que cuidar de alguém passando por quimioterapia pode ser muito demorado e cansativo . Organize o seu horário e ajustar seu estilo de vida para que você tenha tempo suficiente para descansar e auto-cuidado , bem como cuidar do indivíduo com câncer.
5
Play. Pacientes de quimioterapia geralmente se beneficiam de formas leves e divertidas de exercício, a partir de desvios como filmes engraçados e de atividades interessantes e envolventes .
6
Ouça . A forma mais importante de apoio que você pode oferecer é a sua vontade de ouvir sem julgamento.
7
apoiar seu amigo , pedindo suas perguntas médicas que podem ser difíceis para ele articular . Se você sabe que seu amigo tem certas preocupações sobre a quimioterapia que não estão sendo expressas , você pode querer levá-los discretamente com o médico mesmo. Tome cuidado para não constranger o seu amigo ao fazer isto.
8
Esteja ciente de que as pessoas submetidas a quimioterapia , ocasionalmente, tornar-se clinicamente deprimidos. Fale com o médico do paciente ou pedir um encaminhamento para um profissional de aconselhamento , se você tem preocupações sobre o estado psicológico do paciente.