Um efeito colateral perigoso de quimioterapia é a anafilaxia , uma reação grave que precisa de atenção médica imediata. Anafilaxia pode causar diminuição da pressão arterial , choque e mesmo a morte . Alguns sintomas de anafilaxia incluem erupções cutâneas, inchaço, reações sistêmicas , urticária , rubor e problemas respiratórios .
Riscos
Alguns efeitos secundários perigosos comuns e os riscos associados com o tratamento de quimioterapia são infecção , febre ( estas foram as causas mais comuns de hospitalização e de emergência viagens) , desidratação, distúrbios eletrolíticos , e também baixa de plaquetas ou contagem de células de sangue branco.
Leucemia
tratamentos de quimioterapia também pode aumentar a possibilidade de leucemia em um indivíduo (particularmente para a quimioterapia para o tratamento do câncer de mama). Segundo o Dr. Carol Kaplan da Organização cancro da mama , é porque certos tratamentos de quimioterapia estão ligados a toxicidade da medula óssea permanente, o que pode causar leucemia ou um diagnóstico pré- leucêmica como síndrome mielodisplásica .
Negativo efeitos
Existem vários outros efeitos colaterais negativos associados com o tratamento de quimioterapia . Estes efeitos secundários possivelmente perigosos incluem doenças cardíacas , dores musculares, dor no nervo , diminuição da contagem de células vermelhas do sangue , e neuropatia ou outros danos ao sistema nervoso central.
Combinação de Medicamentos
Algumas combinações de drogas quimioterápicas que se sabe que têm o potencial de causar complicações mortais. A combinação da doxorrubicina drogas e docetaxel, de acordo com " The Journal of American Medical Association ", tem sido conhecido por causar neutropenia, que é uma complicação da quimioterapia que resulta de glóbulos brancos do sistema imunológico diminuído de sangue e febre. Neutropenia foi conhecida a resultar em morte.