quimioterapia é um tratamento de drogas que é utilizado para tratar uma variedade de condições médicas graves , com o cancro ser o mais comum . Quimioterapia funciona por ser introduzida na corrente sanguínea e , em seguida, atacando as células cancerosas , bem como as boas células do corpo na esperança de que possa erradicar a quimioterapia cancer.While foi mostrado para melhorar e salvar vidas , não é sem efeitos colaterais . Alguns dos efeitos colaterais são leves e de fácil gestão , enquanto outros podem se tornar muito grave. A maioria dos efeitos colaterais da quimioterapia desaparecem após o tratamento é interrompido , mas há alguns efeitos colaterais que são de longo prazo e , por vezes, ao longo da vida .
Prove
O Instituto do Câncer no MD Anderson , da Universidade do Texas , relata que as pessoas que estão passando por quimioterapia muitas vezes experimentam a diferença no paladar . Estas alterações podem incluir uma antipatia por alimentos doces ou um aumento repentino no desejo por alimentos doces . Ela também pode causar uma antipatia para produtos e alimentos à base de tomate , bem como uma aversão repentina para carnes , incluindo carne de porco e carne de vaca. Muitos pacientes de quimioterapia relataram um gosto metálico constante em suas bocas. Enquanto paladar da maioria dos pacientes retorna ao normal depois de completar a quimioterapia, uma pequena porcentagem de pacientes acham que é um de longo prazo, e , por vezes, efeito colateral permanente.
Outros efeitos colaterais
Estudos da Clínica Mayo descobriram que um outro efeito colateral potencial de longo prazo da quimioterapia é danos aos órgãos do corpo , incluindo os órgãos reprodutivos . Se os médicos a determinar que um medicamento de quimioterapia está causando dano aos órgãos, a droga geralmente é interrompida e uma outra combinação de drogas é escolhido ou quimioterapia é interrompida completamente. Por vezes , no entanto , o dano para os órgãos não detectados após a quimioterapia é completado , o que pode conduzir a danos permanentes e infertility.Growth em crianças pode ser afectada durante a quimioterapia também , de acordo com a Mayo Clinic , e o resultado pode ter um longo impacto prazo sobre o potencial de altura da criança. Além disso, as crianças que são tratados com quimioterapia podem desenvolver disabilities.One aprendizagem efeito colateral permanente a longo prazo em crianças e adultos que passaram por tratamentos de quimioterapia é danos nos nervos. A lesão do nervo podem aparecer durante a quimioterapia , logo após a quimioterapia foi concluída ou não aparecer durante meses ou anos depois. O resultado de tal dano pode ser zumbido nos ouvidos , problemas de memória , incapacidade de se concentrar e manter o foco, cansaço constante eo desejo de dormir e mudanças na forma como mãos, pés , braços e pernas feel.Blood na urina do paciente é outro efeito colateral possível a longo prazo da quimioterapia e pode durar por algum tempo após a quimioterapia é concluída . Alguns pacientes relatam que a condição de fato se agrava por algum tempo após a quimioterapia foi interrompida.
Câncer novamente
Outro efeito colateral potencial a longo prazo do tratamento de quimioterapia é um novo desenvolver câncer . Isso pode acontecer meses ou anos após a quimioterapia foi concluído e pode retornar em outra área do corpo por completo.
Complicações coração-pulmão
danos coração também é uma longa prazo lado risco efeito quando submetidos a tratamento de quimioterapia. O coração pode tornar-se ampliado , ou as válvulas que levam ao coração pode ser danificado e fraco. O médico acompanha de perto o coração durante o tratamento de quimioterapia , no entanto , há casos em que o dano acontece tão rapidamente que ele não é pego antes que ele occurs.Lungs também pode ser permanentemente danificado durante a quimioterapia e criar problemas a longo prazo , bem como uma necessidade para cuidados médicos.
Consideração
quimioterapia pode salvar vidas , bem como melhorar a qualidade de vida para os pacientes que têm doenças e condições ou terminal de risco de vida . Com quimioterapia , geralmente há efeitos colaterais , no entanto , a maioria deles são gerenciáveis ou vale o benefício do tratamento de quimioterapia. Efeitos colaterais de longo prazo da quimioterapia , embora mais raros do que os efeitos colaterais de curto prazo, pode ser grave e não tratável. É importante para os pacientes a conversar com seu médico e pesar os prós e os contras de quimioterapia de modo a melhor decisão pode ser feita .