Neutropenia Esta é uma condição que se desenvolve devido a uma diminuição das células brancas do sangue. Estas células são necessários pelo organismo para combater a infecção e pode resultar em que você não só ser vulnerável para a infecção , mas também muito fraco para receber o seu tratamento de quimioterapia programada. Existem sintomas que podem indicar uma diminuição de células sanguíneas brancas . Eles incluem queimação ao urinar , congestão nasal, febre e calafrios .
Anemia
Este efeito colateral ocorre quando as drogas quimioterápicas têm diminuído a sua contagem de glóbulos vermelhos. Estas células são responsáveis por transportar oxigênio dos pulmões para os órgãos e músculos do corpo . Os sintomas que a sua contagem de células vermelhas do sangue podem ter sido afetados por seus tratamentos incluem tonturas , irritabilidade, fadiga, sensação de correr para baixo e uma pressão arterial baixa.
Thromboycytopenia
Esta é uma condição que resulta numa contagem baixa de plaquetas , resultando em contusões e sangramento excessivo . Este efeito secundário ocorre geralmente de 6 a 10 dias após o tratamento ter sido administrada , e pode levar vários dias antes da contagem de plaquetas do paciente aumenta . Os sintomas deste efeito colateral incluem uma incapacidade para o sangue a coagular corretamente, gengivas e /ou hemorragias nasais sangramento , o sangue que é visível em qualquer fezes do paciente ou de urina e dores de cabeça.
Perda de cabelo
Este é um dos efeitos colaterais mais freqüentes vivenciadas por pacientes com câncer submetidos a tratamentos de quimioterapia . A perda de cabelo pode ocorrer 2 a 3 semanas após o primeiro tratamento, e pode afetar todo o corpo desde a cabeça até os pés . A gravidade da perda de cabelo depende da droga quimioterapia a ser utilizado, e embora o cabelo volta a crescer uma vez que os tratamentos estão acabados , o cabelo pode parecer diferente do que o cabelo que você tinha antes.
Náuseas e vômitos
Este também é um efeito colateral comum da quimioterapia e costumava ser o mais debilitante . No entanto , a criação de novas drogas anti - vómitos ajudou a reduzir este efeito de forma significativa . A náusea e vômitos podem aparecer de repente ( aguda), ou pode ser atrasada ( antecipado ) . É um efeito colateral que acontece com mais freqüência quando mais de um medicamento de quimioterapia é utilizada para tratar o câncer.
Sores da boca
Estes ocorrem quando as drogas quimioterápicas danificar o células da mucosa da boca , da garganta e do tracto GI . Sabe-se como uma condição chamada de mucosite . Os pacientes geralmente se desenvolvem as feridas dentro de 10 dias após o início do seu tratamento . Estas feridas podem tornar o paciente mais propenso a desenvolver infecções virais ou bacterianas na boca , fazer falar difícil, e também pode resultar em desnutrição e perda de peso devido a uma incapacidade de mastigar e engolir alimentos.
Alterações Taste
Este efeito colateral pode ocorrer devido a uma combinação de tratamentos e do próprio câncer. Isso pode também fazer com que as alterações de peso e má nutrição , devido à alteração no sabor dos alimentos . Alguns podem desenvolver um aumento ou diminuição como para doces, um desgosto para tomates ou produtos de tomate e causar um gosto metálico constante na boca , o que pode fazer tudo o gosto do alimento desta forma.