quimioterapia ataca as células que se reproduzem rapidamente no corpo , tais como as células cancerosas . As drogas da quimioterapia matar essas células com o objetivo de parar o câncer se espalhe . No entanto , essas drogas também matam as células saudáveis que se reproduzem rapidamente, o que pode prejudicar o paciente de outras maneiras.
Quimioterapia e Plaquetas
A medula óssea que produz as plaquetas do sangue reproduz muito rapidamente. Portanto, as drogas da quimioterapia tendem a destruir as células da medula óssea. Porque a medula óssea cria plaquetas , a quimioterapia pode reduzir o número de plaquetas no corpo . E porque as plaquetas do sangue ajudar o seu sangue a coagular , esta redução pode causar complicações .
Chemo - trombocitopenia induzida
Se tiver trombocitopenia , você pode sangrar mais facilmente do que o normal . Quando você sangrar , você pode perder uma quantidade excessiva de sangue ou de ser incapaz de parar o sangramento em tudo. Além disso, seus ciclos de tratamento de quimioterapia pode ter que ser adiada ou minimizada se a sua contagem de plaquetas está muito baixo.
Diminuindo o risco
Você pode reduzir o risco de excessiva hemorragia devido a uma baixa contagem de plaquetas de várias maneiras . Tente evitar qualquer exercício ou atividade (por exemplo , correr, cortar alimentos , a prática de esportes ), que pode causar arranhões ou cortes. Além disso , use uma escova de dentes com cerdas macias para prevenir gengivas do sangramento e fazer a barba com um barbeador elétrico .
Possível Tratamento
Se a sua contagem de plaquetas é notoriamente baixa, o médico pode recomendar a transfusão de plaquetas . A transfusão de plaquetas acrescentaria plaquetas de alguém ao seu corpo. No entanto, este tratamento pode ser acompanhada de complicações graves, como infecções ou doenças transmissíveis.