médicos costumam usar três drogas de quimioterapia platina : cisplatina, carboplatina e oxaliplatina ( oxalaplatin ) , de acordo com a American Cancer Society. Estes medicamentos alcançar os seus efeitos , alterando fitas de DNA no interior das células de câncer , de acordo com a Merck Manuais On-line Medical Library ( MMOML ) .
Cisplatina
O MMOML cita usos da cisplatina que incluem o tratamento de câncer de mama , bexiga, testículo , cabeça, pescoço , pulmão e câncer gástrico . Os potenciais efeitos colaterais incluem anormalidades da medula óssea ( mielossupressão ), anemia , danos e neuropatia periférica auditiva ( danos nos nervos ) .
Carboplatina
O MMOML cita usos de carboplatina que incluem o tratamento de cancros do ovário , do pulmão e da mama . Os potenciais efeitos colaterais incluem mielossupressão e neuropatia periférica.
Oxaliplatin
O MMOML cita o uso de oxaliplatina no tratamento do câncer de cólon. Os potenciais efeitos colaterais incluem dor do nervo danos relacionados a garganta , neuropatia periférica e mielossupressão .
Considerações
Os efeitos das drogas de platina são semelhantes aos de uma classe de medicamentos chamados agentes , que inclui alquilsulfonatos , triazinas e mostardas de nitrogênio alquilantes, a ACS relata . Entretanto, o uso de drogas de platina fornece uma diminuição do risco de leucemia induzida pela quimioterapia , quando comparado a estes compostos .