Quimioterapia trabalha para reduzir e matar células cancerosas , destruindo as células em desenvolvimento. Enquanto as drogas estão destruindo as células cancerígenas , as células normais não cancerosas também podem ser danificados ou destruídos. Os efeitos colaterais resultantes podem causar a sensação de fadiga e doença, juntamente com um sistema imunitário enfraquecido . Estes efeitos secundários são desagradáveis , e adicionando a cirurgia enquanto estes efeitos secundários estão presentes pode colocar muito estresse em seu corpo. É importante discutir potenciais cirurgias com o médico que está a lidar com o seu tratamento de quimioterapia para que ele possa pesar os riscos e benefícios da cirurgia .
Tipos
Há muitos tipos de cirurgias , que vão desde um procedimento eletivo , como a lipoaspiração, a procedimentos não eletivos . Ao submeter-se a quimioterapia, você pode desenvolver uma necessidade de cirurgia não eletiva , como a necessidade de remover um tumor que está a interferir com a sua vida diária . Você também pode encontrar a necessidade de cirurgia de emergência não relacionada ao câncer , como se você estivesse em um acidente de carro . Discuta qualquer cirurgia potencial com o seu médico. Se você pode evitar a cirurgia , como a escolha de não se submeter à cirurgia eletiva durante a quimioterapia , em seguida, que irá permitir que a melhor oportunidade para o seu corpo para curar a partir do tratamento de quimioterapia. Quadro
Tempo
a maioria dos tratamentos de quimioterapia ocorrem em ciclos . Por exemplo , um ciclo pode ser constituído por uma semana de drogas e , em seguida, uma quantidade definida de descanso . Consulte o seu médico para determinar quantos ciclos de quimioterapia você vai sofrer , para que você esteja ciente de quando o tratamento terminou. Quando a quimioterapia termina , você pode precisar de um período de recuperação antes de ter a cirurgia.
Potencial
Se um paciente está tolerando bem a quimioterapia e está tendo poucos efeitos colaterais, a cirurgia pode ser uma opção durante o tratamento de quimioterapia . Se a cirurgia proposta irá melhorar a qualidade de vida do paciente eo paciente irá responder bem, então o paciente eo médico podem acordar que a cirurgia durante a quimioterapia é aceitável. Como a quimioterapia melhora ao longo do tempo e com as novas formas de gerir os efeitos colaterais , a realização de cirurgia durante a quimioterapia pode tornar-se menos arriscado.
Teorias /especulação
Atualmente, existem ensaios clínicos para determinar quando é melhor fazer uma cirurgia para remover tumores em relação aos ciclos de quimioterapia . Câncer Ajuda Reino Unido está realizando um estudo para observar se há uma melhor resposta dos pacientes que têm a cirurgia antes da quimioterapia , em comparação com os pacientes que recebem a cirurgia para remover tumores entre dois ciclos de quimioterapia .