casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer do colo do útero
Por que o guardanapo anti-higiênico pode causar câncer cervical?
Os próprios guardanapos anti-higiênicos não causam diretamente câncer cervical. O câncer cervical é causado principalmente pelo papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível. Práticas inadequadas de higiene menstrual podem aumentar o risco de contrair HPV e outras infecções genitais, o que pode contribuir para o desenvolvimento do cancro do colo do útero em alguns casos.
O uso de guardanapos anti-higiênicos ou higiene menstrual inadequada pode criar um ambiente que permite o crescimento excessivo de bactérias ou fungos na área genital. Isto cria um desequilíbrio na flora vaginal natural, tornando-a mais suscetível a infecções. Inflamação e infecção prolongadas no colo do útero podem aumentar o risco de desenvolvimento de alterações celulares anormais associadas ao câncer cervical.
A higiene menstrual adequada, incluindo a mudança regular de pensos higiénicos, a manutenção da limpeza genital e a prática de sexo seguro, desempenham um papel importante na proteção contra o cancro do colo do útero. Para reduzir eficazmente o risco de desenvolver cancro do colo do útero, é essencial realizar exames regulares, como testes de Papanicolau e testes de HPV, para detectar precocemente quaisquer alterações anormais e procurar tratamento adequado quando necessário.