casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero

Quais são as chances reais de contrair câncer do colo do útero? As probabilidades reais são muitas variáveis, como fumar, etc., mas alguém sabe o que é geral para a mulher média?

De acordo com a American Cancer Society, o risco ao longo da vida de contrair cancro do colo do útero para uma mulher média nos Estados Unidos é de cerca de 1 em 200. No entanto, é importante notar que este risco pode variar dependendo de certos factores, tais como idade, etnia e história sexual.

Aqui estão alguns fatores adicionais que podem afetar o risco de desenvolver câncer cervical:

* Idade: O risco de câncer cervical aumenta com a idade, com a maioria dos casos ocorrendo em mulheres entre 30 e 44 anos.
* Etnia: As mulheres hispânicas têm as taxas mais altas de cancro do colo do útero nos Estados Unidos, seguidas pelas mulheres afro-americanas, mulheres brancas e mulheres asiáticas/das ilhas do Pacífico.
* História sexual: Mulheres que têm múltiplos parceiros sexuais ou que têm histórico de infecções sexualmente transmissíveis (IST) correm maior risco de câncer cervical.
* Fumar: Fumar pode aumentar o risco de câncer cervical em até três vezes.
* Imunossupressão: As mulheres imunossuprimidas, como as que têm VIH/SIDA ou que foram submetidas a um transplante de órgãos, correm maior risco de cancro do colo do útero.

É importante que as mulheres falem com os seus médicos sobre o seu risco individual de cancro do colo do útero e façam exames regulares, como exames de Papanicolaou, que podem ajudar a detectar alterações pré-cancerosas no colo do útero e prevenir o desenvolvimento do cancro.