casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero

Como o câncer cervical é formado?

O câncer cervical começa com alterações nas células que revestem o colo do útero, que é a extremidade inferior e estreita do útero. O colo do útero conecta o útero à vagina.

A maioria dos casos de câncer cervical é causada pela infecção pelo papilomavírus humano (HPV). O HPV é um vírus comum que pode ser transmitido de uma pessoa para outra através do contato pele a pele. Existem muitos tipos diferentes de HPV e alguns tipos têm maior probabilidade de causar câncer do que outros.

Quando o HPV infecta as células do colo do útero, pode causar alterações no DNA das células. Essas alterações podem levar ao desenvolvimento de células anormais que podem eventualmente se transformar em câncer. O processo desde a infecção pelo HPV até o câncer cervical pode levar muitos anos.

Nem todas as mulheres infectadas pelo HPV desenvolverão câncer cervical. Existem vários fatores que podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver câncer cervical, incluindo:

* Ter um sistema imunológico enfraquecido
* Estar exposto a altos níveis de estrogênio
* Ter histórico familiar de câncer cervical
* Fumar
* Ter múltiplos parceiros sexuais
* Ter menos de 25 anos quando foi infectado pela primeira vez com HPV

O rastreio regular do cancro do colo do útero pode ajudar a detectar e tratar o cancro do colo do útero nas suas fases iniciais, quando é mais curável. Os testes de triagem incluem o teste de Papanicolau e o teste de HPV.