casa | | Informação em Saúde > | câncer | Câncer do colo do útero
Qual é a condição médica displasia cervical?
Displasia cervical é uma condição na qual as células do colo do útero, a abertura do útero, parecem anormais. Essas células anormais podem ser pré-cancerosas, o que significa que têm potencial para se transformar em câncer se não forem tratadas.
A displasia cervical é causada pelo papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível comum. O HPV pode infectar homens e mulheres, mas é mais provável que cause displasia cervical em mulheres.
Os fatores de risco para displasia cervical incluem: * Ter múltiplos parceiros sexuais
* Fazer sexo em tenra idade
* Ter um sistema imunológico enfraquecido
* Fumar
*Usar anticoncepcionais orais por muito tempo
Os sintomas da displasia cervical geralmente não ocorrem até que a doença progrida para câncer. No entanto, algumas mulheres podem experimentar: * Sangramento vaginal entre períodos
* Menstruações mais intensas que o normal
* Dor pélvica
* Dor durante a relação sexual
Se você sentir algum destes sintomas, é importante consultar seu médico imediatamente. A displasia cervical pode ser diagnosticada com um exame de Papanicolaou, um teste simples que pode detectar células anormais no colo do útero. Se for diagnosticada displasia cervical, seu médico poderá recomendar tratamento para remover as células anormais e evitar que se transformem em câncer.
O tratamento para displasia cervical pode incluir: * Crioterapia, que congela as células anormais
* Cirurgia a laser, que utiliza um laser para remover as células anormais
* Procedimento de excisão eletrocirúrgica em loop (CAF), que usa uma alça de arame fino para remover as células anormais
A displasia cervical é uma doença grave, mas pode ser tratada com sucesso se for detectada precocemente. Se você corre risco de displasia cervical, é importante consultar seu médico regularmente para fazer exames de Papanicolaou.