casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero

Quais células cervicais estão envolvidas no câncer?

Células escamosas

O colo do útero é a extremidade inferior e estreita do útero que se abre para a vagina. O colo do útero é revestido por dois tipos de células:células escamosas e células colunares. As células escamosas são células planas, semelhantes a escamas, que cobrem a superfície externa do colo do útero. As células colunares são células altas em forma de coluna que revestem o interior do colo do útero.

A maioria dos cânceres cervicais começa nas células escamosas. Esses cânceres são chamados de carcinomas de células escamosas. Os adenocarcinomas são cânceres que começam nas células colunares. Esses cânceres são menos comuns que os carcinomas de células escamosas.

O câncer cervical é o quarto câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Estima-se que haverá mais de 570.000 novos casos de cancro do colo do útero e mais de 311.000 mortes por cancro do colo do útero em todo o mundo em 2018.

O papilomavírus humano (HPV) é o principal fator de risco para o câncer cervical. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV. Alguns tipos de HPV têm maior probabilidade de causar câncer cervical do que outros.

Outros fatores de risco para câncer cervical incluem:

* Ter múltiplos parceiros sexuais
* Fazer sexo em tenra idade
* Ter um sistema imunológico enfraquecido
* Fumar
*Usar anticoncepcionais orais por muito tempo

O câncer cervical costuma ser curável se for detectado e tratado precocemente. Os testes de rastreio, como o exame de Papanicolau e o teste do HPV, podem ajudar a detectar precocemente o cancro do colo do útero.