casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero

Com que rapidez alguém pode morrer de câncer cervical se não for tratado a tempo?

A progressão e o cronograma do câncer cervical sem tratamento podem variar de pessoa para pessoa. Em geral, a taxa de progressão depende de factores como a fase em que o cancro é diagnosticado, o tipo e a agressividade das células cancerígenas e a saúde geral do indivíduo e a resposta a quaisquer potenciais medidas de cuidados paliativos.

Aqui está uma visão geral da possível progressão do câncer cervical se não for tratado:

- Câncer cervical em estágio inicial: Nos estágios iniciais, o câncer pode não causar sintomas perceptíveis ou pode ser confundido com outras condições. Se não for tratado, o câncer pode se espalhar gradualmente para tecidos e órgãos próximos.

- Câncer cervical invasivo: À medida que o câncer progride, ele pode invadir mais profundamente o colo do útero e as estruturas adjacentes, como a vagina, os paramétrios (os tecidos ao redor do colo do útero) e os gânglios linfáticos da pelve. Este estágio pode causar sintomas mais visíveis, como sangramento vaginal anormal, dor pélvica ou corrimento incomum.

- Câncer cervical em estágio avançado: Se o câncer continuar a crescer e não for tratado, pode se espalhar ainda mais para órgãos distantes, como pulmões, fígado ou ossos. Isso é conhecido como câncer cervical metastático, que está frequentemente associado a complicações de saúde significativas e a um mau prognóstico.

O cronograma para a progressão do câncer cervical pode variar amplamente. Pode levar vários meses ou até anos para que o câncer progrida do estágio inicial para o estágio avançado. No entanto, em alguns casos, o cancro pode avançar mais rapidamente.

É importante notar que a detecção precoce e o tratamento do cancro do colo do útero são cruciais para melhorar os resultados e potencialmente alcançar a remissão ou a gestão a longo prazo da doença. Recomenda-se o rastreio regular do cancro do colo do útero, incluindo testes de Papanicolau e testes de HPV, para detectar e abordar alterações pré-cancerosas ou cancro em fase inicial antes que progridam para fases mais avançadas.