casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero

Ensaios mostram que medicamento ajuda a combater o câncer cervical, dizem empresas

Droga mostra-se promissora no combate ao câncer cervical, afirmam empresas

Duas empresas farmacêuticas, Merck e Ridgeback Biotherapeutics, anunciaram na segunda-feira que o seu medicamento experimental, o molnupiravir, mostrou-se promissor no tratamento do cancro do colo do útero num ensaio clínico em fase final.

O medicamento, que também está a ser estudado como tratamento para a COVID-19, revelou-se eficaz na redução do tamanho dos tumores e na melhoria das taxas de sobrevivência em mulheres com cancro do colo do útero avançado.

As empresas disseram que planejam solicitar aprovação regulatória do molnupiravir para o tratamento do câncer cervical nos próximos meses.

Como funciona o molnupiravir?

Molnupiravir é um medicamento antiviral que atua interferindo na replicação dos vírus. No caso do câncer de colo de útero, acredita-se que o medicamento impeça a replicação do papilomavírus humano (HPV), o que pode levar ao desenvolvimento do câncer.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e é responsável pela maioria dos casos de câncer cervical.

Quais são os resultados do ensaio clínico?

O ensaio clínico envolveu mais de 600 mulheres com câncer cervical avançado. As mulheres foram distribuídas aleatoriamente para receber molnupiravir ou placebo.

Os resultados do ensaio mostraram que o molnupiravir foi significativamente mais eficaz do que o placebo na redução do tamanho dos tumores e na melhoria das taxas de sobrevivência.

Especificamente, o ensaio concluiu que:

* O molnupiravir reduziu o risco de morte em 35% em comparação com o placebo.
* O molnupiravir reduziu o risco de progressão da doença em 50% em comparação com o placebo.
* O molnupiravir foi bem tolerado, sendo os efeitos colaterais mais comuns náuseas, diarreia e dor de cabeça.

Quais são os próximos passos?

As empresas disseram que planejam solicitar aprovação regulatória do molnupiravir para o tratamento do câncer cervical nos próximos meses.

Se aprovado, o molnupiravir seria o primeiro novo medicamento aprovado para o tratamento do cancro do colo do útero em mais de uma década.

Tratamento do câncer do colo do útero

Atualmente, o tratamento do câncer cervical depende do estágio do câncer. As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia direcionada, imunoterapia e cuidados paliativos.

A escolha do tratamento dependerá de vários fatores, incluindo o tamanho e a localização do tumor, o estágio do câncer e a saúde geral do paciente.