HPV é uma doença transmitida através do contato . A relação sexual não é necessária para transmitir o HPV; qualquer contato genital com uma pessoa infectada pode transmitir o vírus. A maioria das cepas de HPV são inofensivos e limpar por conta própria, mas o tipo de HPV 16 e 18 são responsáveis por aproximadamente 70 por cento de todos os diagnósticos de câncer do colo do útero nos Estados Unidos . As alterações celulares associadas ao HPV que causam câncer cervical são geralmente muito lento, e pode ser identificada e tratada em esfregaços de Papanicolau anual antes de câncer de colo uterino se desenvolve.
Fumadores
Fumar cigarros aumenta drasticamente o risco de contrair o HPV. Mulheres que fumam cigarros são regularmente duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com câncer de colo uterino , como mulheres que não fumam cigarros. De acordo com a American Cancer Society, os médicos acreditam que isso ocorre porque os produtos químicos na fumaça do tabaco causa danos ao DNA de células do colo do útero .
HIV
da imunodeficiência humana vírus (HIV), o vírus que causa a AIDS , também parece ser um fator de risco para o câncer cervical. Médicos especulam que o HIV não é a causa direta do câncer de colo do útero, mas ele reduz a resposta imune e torna mais difícil para o corpo a lutar contra o HPV , o que faz com que o câncer de colo do útero.
Chlamydia Infecção
a clamídia é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível. Em geral, é assintomática. A American Cancer Society sugere que as mulheres com um passado histórico de clamídia, ou uma infecção por clamídia atual, são mais propensos a ter câncer do colo do útero do que as mulheres sem histórico da doença.
Outras causas potenciais
o uso da pílula anticoncepcional também pode aumentar o risco de câncer cervical. Quanto mais tempo o comprimido é usado para , quanto maior o risco . Gestações múltiplas também têm sido associados com um risco aumentado de câncer de colo do útero. Uma dieta pobre em vegetais também pode ser um fator contribuinte. Finalmente, uma predisposição genética para o câncer cervical, e /ou estatuto de baixa renda também são fatores de risco para o câncer cervical.