casa | | Informação em Saúde > | câncer | tratamentos de câncer
Por que não usar a imunoterapia no tratamento do câncer?
A imunoterapia é usada no tratamento do câncer. Vários tipos de imunoterapia estão sendo usados ou ativamente estudados como tratamentos contra o câncer, incluindo:
1. Inibidores de checkpoint imunológico :Esses medicamentos bloqueiam os “freios” do sistema imunológico e permitem que as células imunológicas reconheçam e atinjam melhor as células cancerígenas. Os exemplos incluem medicamentos como pembrolizumab (Keytruda), nivolumab (Opdivo) e atezolizumab (Tecentriq).
2. Terapia celular adotiva :Esta abordagem envolve a modificação das células imunológicas do próprio paciente ou a coleta de células imunológicas de um doador, ativando-as e multiplicando-as no laboratório e, em seguida, infundindo-as de volta no corpo do paciente para atingir as células cancerígenas. A terapia com células T do receptor de antígeno quimérico (CAR) e a terapia com linfócitos infiltrantes de tumor (TIL) são tipos de terapia celular adotiva.
3. Vacinas contra o câncer :As vacinas contra o câncer podem ser usadas para estimular o sistema imunológico e ajudá-lo a reconhecer e atacar as células cancerígenas. Algumas vacinas contra o câncer contêm células cancerígenas mortas ou enfraquecidas, enquanto outras podem incorporar antígenos específicos do câncer ou material genético.
4. Vírus oncolíticos :Esses vírus foram geneticamente modificados para infectar e destruir seletivamente células cancerígenas. Ao replicarem-se dentro das células cancerígenas, libertam partículas virais que infectam ainda mais as células cancerígenas vizinhas, causando a morte celular e desencadeando uma resposta imunitária.
5. Moduladores de ponto de verificação :Esses medicamentos estimulam ou melhoram células imunológicas específicas para que possam se tornar mais eficazes na identificação e destruição de células cancerígenas. Por exemplo, agonistas de certos receptores imunológicos são exemplos de moduladores de checkpoint.