casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer

Como o mieloma múltiplo é tratado?

O mieloma múltiplo (MM) é um tipo de câncer do sangue que começa na medula óssea. É uma doença complexa e sem cura, mas existem tratamentos que podem retardar a progressão da doença e ajudar as pessoas com MM a viver mais.

Os tratamentos padrão para MM incluem:

- Quimioterapia: Este é o tratamento mais comum para MM. Os medicamentos quimioterápicos atuam matando células cancerígenas em todo o corpo.
- Terapia direcionada: Este tipo de medicamento tem como alvo proteínas específicas que estão envolvidas no crescimento das células cancerígenas.
- Imunoterapia: Este tipo de tratamento ajuda o sistema imunológico do corpo a combater o câncer.
- Transplante de células-tronco: Este é um procedimento no qual células-tronco saudáveis ​​são transplantadas para o corpo do paciente para substituir a medula óssea doente.
- Radioterapia: Este tipo de tratamento utiliza raios X de alta energia ou outros tipos de radiação para matar as células cancerígenas.

O plano de tratamento específico para uma pessoa com MM dependerá do estágio da doença, de sua saúde geral e de suas preferências individuais.

Alguns tratamentos novos e emergentes para MM incluem:

- Terapia com células T CAR: Este tipo de imunoterapia utiliza células T geneticamente modificadas para atingir e matar células cancerígenas.
- Anticorpos biespecíficos: Esses medicamentos se ligam a duas proteínas diferentes na superfície das células cancerígenas, o que desencadeia uma resposta imunológica que mata as células cancerígenas.
- Inibidores do proteassoma: Essas drogas bloqueiam o proteassoma, que é um complexo proteico que desempenha um papel no crescimento das células cancerígenas.
- Inibidores da histona desacetilase (HDAC): Essas drogas inibem a atividade das HDACs, enzimas envolvidas na regulação da expressão gênica.

Estes são apenas alguns dos muitos tratamentos disponíveis para MM. O campo de pesquisa do MM está em constante evolução e novos tratamentos estão sendo desenvolvidos o tempo todo. Pessoas com MM devem conversar com seu médico sobre as opções de tratamento para encontrar o melhor plano para elas.