casa | | Informação em Saúde > | câncer | tratamentos de câncer
O que são ensaios clínicos para câncer?
Ensaios clínicos são estudos de pesquisa que avaliam medicamentos, dispositivos ou abordagens de tratamento novos ou existentes em humanos. São realizados para recolher informações sobre a segurança e eficácia destas intervenções e para determinar se são melhores do que o tratamento padrão.
Ensaios clínicos para câncer são projetados para avaliar tratamentos novos ou existentes para o câncer, como novos medicamentos, radioterapias, técnicas cirúrgicas ou combinações dessas abordagens. Esses testes são realizados em fases, com cada fase tendo metas e objetivos específicos.
Testes da Fase 1 são os primeiros estudos em humanos e destinam-se a avaliar a segurança de um novo tratamento. Esses ensaios normalmente envolvem um pequeno número de pacientes e são conduzidos para determinar a dose máxima tolerada (MTD) do tratamento.
Testes da Fase 2 são projetados para avaliar melhor a segurança e eficácia de um novo tratamento. Estes ensaios envolvem normalmente um número maior de pacientes do que os ensaios de Fase 1 e são conduzidos para determinar a dose ideal do tratamento e avaliar a sua eficácia preliminar.
Testes da Fase 3 são estudos em larga escala que comparam um novo tratamento ao padrão de atendimento. Estes ensaios são concebidos para fornecer provas definitivas sobre a segurança e eficácia do novo tratamento.
Testes da Fase 4 são realizados após um novo tratamento ter sido aprovado pelo FDA. Estes ensaios são concebidos para monitorizar a segurança e eficácia do tratamento a longo prazo e para identificar quaisquer eventos adversos que possam não ter sido detectados durante as fases iniciais do desenvolvimento clínico.
Ensaios clínicos para câncer oferecer aos pacientes a oportunidade de acesso a tratamentos novos e potencialmente mais eficazes. Estes ensaios são essenciais para o avanço da investigação sobre o cancro e o desenvolvimento de novos tratamentos que podem salvar vidas.