casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer

Como funcionam os inibidores de JAK

Os inibidores de JAK funcionam bloqueando a atividade das Janus quinases (JAKs), uma família de enzimas que estão envolvidas nas vias de sinalização de várias citocinas e fatores de crescimento. As citocinas são pequenas proteínas que regulam as atividades celulares e as respostas imunológicas, enquanto os fatores de crescimento promovem o crescimento e a diferenciação celular.

Os JAKs são ativados quando se ligam a citocinas ou fatores de crescimento específicos, levando à fosforilação de moléculas sinalizadoras a jusante chamadas transdutores de sinal e ativadores de transcrição (STATs). Os STATs então são translocados para o núcleo, onde regulam a expressão de vários genes envolvidos nas respostas imunes, inflamação e crescimento celular.

Os inibidores de JAK bloqueiam a ativação de JAKs, impedindo a sua fosforilação, inibindo assim a cascata de sinalização a jusante e, em última análise, reduzindo a produção de mediadores inflamatórios e a proliferação de certas células imunitárias. Esta interferência com a sinalização JAK-STAT torna os inibidores de JAK eficazes no tratamento de condições caracterizadas por respostas imunes excessivas e inflamação, como artrite reumatóide, doença inflamatória intestinal e certos tipos de câncer.

Alguns exemplos de inibidores de JAK incluem tofacitinibe (Xeljanz), baricitinibe (Olumiant) e ruxolitinibe (Jakafi), que são comumente usados ​​para tratar artrite reumatóide e outros distúrbios imunomediados. Eles são normalmente administrados por via oral e podem ser usados ​​sozinhos ou em combinação com outros medicamentos.