Familiarize-se com os possíveis efeitos colaterais e aprender a reconhecer seus sinais . Efeitos colaterais da quimioterapia comuns incluem fadiga , náuseas, perda de cabelo , infecção, feridas na boca e os movimentos intestinais irregulares , entre outros.
2
Verifique com seu médico para determinar a gama específica de efeitos colaterais associados com as drogas você está tomando. Um número de drogas podem ser usadas para a quimioterapia, e na maioria dos casos o seu médico só será administrar uma combinação de seleção para você .
3
Faça as alterações apropriadas na sua dieta ou hábitos de vida , a fim para reduzir os efeitos secundários da quimioterapia . Por exemplo, comer alimentos saudáveis , reduz o risco de ficar de boca ou garganta feridas , o que pode causar dor. Para ajudar a prevenir a infecção , lave as mãos com freqüência, orientar clara de pessoas com resfriados ou outras doenças contagiosas e lave frutas e legumes.
Tratar a dor causada pela quimioterapia
4
Mantenha seu médico a par de qualquer dor que você sente devido à quimioterapia. Descreva as suas flutuações de dor em uma escala de 1 a 10 para dar aos outros uma sensação concreta de que você está experimentando . Seja específico ao descrever o que dói e onde , de modo que o seu médico pode prescrever a medicação apropriada para reduzir os sintomas.
5
Tome a medicação prescrita exatamente dentro do cronograma e notificar o seu médico imediatamente se você notar uma queda em um a eficácia da medicação. Não espere até que a dor começa a tomar a sua medicação a não ser que o seu médico lhe especificamente aconselhado o contrário.
6
Explore terapias alternativas. Por exemplo , a hipnose tem sido relatado para reduzir a dor e pode ser eficaz para pacientes de quimioterapia . Acupuntura e acupressão também pode ser eficaz em alguns casos. Meditação e exercícios de relaxamento pode ter um efeito muito benéfico quando usado em conjunto com a sua medicação existente.