Para certos tipos de câncer , especialmente nas fases mais avançadas da doença , o seu médico pode decidir que uma combinação de quimioterapia e radioterapia é a melhor opção . Quando esta abordagem é usada , você está normalmente administrados ambas as formas de terapias em conjunto , de modo que cada um aumenta os efeitos do outro.
Quimioterapia
Muitas vezes, começando com um curso de quimioterapia , você está dado uma droga anticâncer ou uma combinação de drogas anticâncer oral, tópica ou intravenosa , dependendo do tipo, localização e tamanho do câncer . A cisplatina é um dos medicamentos antineoplásicos mais comuns , muitas vezes usado quando se trata de ovário, bexiga, esôfago , câncer do colo do útero ou testiculares , mas você pode ser dada ciclofosfamida, fluorouracil , capecitabina ou outra droga para o tratamento de pulmão, mama, cólon, reto , pâncreas ou outras formas de câncer .
Com câncer, as células anormais têm a característica distinta de dividir a uma taxa maior do que as células saudáveis média , levando o processo de crescimento exponencial , por vezes, de um tumor maligno. Quando as drogas de quimioterapia são administrados , esses produtos químicos impedir essa rápida divisão das células cancerosas , o que deve impedir o crescimento do câncer. Com o tempo, você deve experimentar uma diminuição real no tamanho do seu tumor , e este tecido canceroso deve tornar-se muito mais vulneráveis aos efeitos da radioterapia.
Radioterapia
Como você continuar a usar quimioterapia para reduzir o tumor e, finalmente enfraquecer as células cancerosas , muitas vezes você começar a próxima fase do tratamento : a terapia de radiação , também conhecido como radioterapia. Neste tipo de tratamento , a radiação é dirigida a qualquer " tecido alvo " afectado com as células cancerosas . E muito parecido com a quimioterapia, esta forma de tratamento é administrado em uma série de maneiras diferentes , incluindo a terapia de radiação externa , intensidade modulada radioterapia ( IMRT ) ou terapia de radiação interna.
Com radioterapia externa , você ' re administrado um feixe de radiação para um número de dias consecutivos , por vezes, enquanto oito semanas para matar o cancro restante . Com IMRT , um feixe muito fino de radiação é direcionada para tumores " de difícil alcance " para matar os restantes e enfraquecidos células cancerosas. E com a terapia de radiação interna , uma série de pastilhas (do tamanho de um grão de arroz ) , cabos ou outros dispositivos de radiação são inseridos sob a pele perto ou mesmo no interior do tecido canceroso, para realizar as mesmas tarefas, como as outras formas de radiação .
que qualquer um destes modos de radiação servem para fazer é danificar a estrutura genética das células cancerosas . Quando a estrutura genética da célula é danificada , ela impede a rápida divisão , que é característica de câncer para matar as células anormais que permanecem no seu sistema.
Às vezes, o ciclo de radioterapia é seguida com mais um curso de quimioterapia para livrar seu corpo de qualquer tecido canceroso restante.