efeitos colaterais gastrointestinais são comuns durante o tratamento Actinomicina D . Muitas vezes , os pacientes experimentam náuseas e vómitos com as primeiras poucas horas após um tratamento de quimioterapia de actinomicina D. Existem medicamentos disponíveis conhecidos como anti -eméticos , disponíveis para diminuir os incidentes de vómitos em doentes submetidos a tratamento . Além disso , alguns doentes experimentam outros efeitos secundários gastrointestinais de actinomicina D , incluindo diarreia , perda de apetite e dor abdominal . Em alguns casos , o fármaco provoca a formação de úlceras no tracto digestivo .
Pele Efeitos colaterais
Actinomicina D tem o potencial para causar uma série de efeitos colaterais que envolver a pele . O mais comum destes efeitos é o aparecimento de erupções de pele ou acne . Muitos pacientes também experimentam perda de cabelo do couro cabeludo e sobrancelhas durante o tratamento com actinomicina D , no entanto, uma vez que as injeções regulares do fim de drogas, o crescimento do cabelo normalmente é retomada. Além disso , os pacientes que anteriormente receberam tratamentos de radiação câncer muitas vezes experimentam vermelhidão ou escurecimento da pele na parte do corpo que recebeu a radiação.
Fígado Efeitos colaterais
Actinomicina D é uma substância tóxica , que seu corpo deve processar e eliminar após o tratamento. Em alguns pacientes , a toxicidade do fármaco afecta o fígado , causando um número de efeitos secundários . Inflamação do órgão , também conhecido como hepatite , ocorre nalguns pacientes , bem como o aumento do fígado . Alguns pacientes experimentam insuficiência hepática , que pode ser fatal em alguns casos . Além disso , a Actinomicina D tem o potencial para causar a doença veno - oclusiva hepática , uma condição de risco de vida , em que os vasos sanguíneos no interior do fígado se tornar bloqueado . Como a doença veno-oclusiva hepática ocorre mais freqüentemente em crianças que recebem Cosmegen , os médicos prescrevem o medicamento para crianças com idade inferior a 4 com extrema cautela.
Dano de tecido macio
Além de seus efeitos tóxicos sobre o fígado , actinomicina D é muito corrosivo para os tecidos moles , o que significa que ele destrói ou danifica os tendões, ligamentos , gordura e outras estruturas do corpo que sustentam e rodeiam os ossos , músculos e órgãos . Devido a isso , os profissionais médicos que administram o tratamento deve ter muito cuidado para não permitir que o líquido intravenoso para vazar durante o tratamento. Em alguns casos, vazamentos resultar em danos graves e permanentes ao corpo, incluindo encurtamento irreversível dos músculos nos braços , bolhas graves e uma acumulação perigosa de líquido sob a pele .
Sangue Efeitos Colaterais
Como Actinomicina D destrói células cancerosas, também muda a química do seu corpo, o que provoca efeitos colaterais para o make-up de seu sangue. Muitos pacientes experimentam uma falta de glóbulos vermelhos ou anemia ao receber quimioterapia , tornando- se sentir fraco e tonto ou incapaz de se concentrar . Outros efeitos secundários possíveis são thrombocytopedia , ou a falta de plaquetas no sangue , e leucopenia ou uma escassez de glóbulos brancos. Estas condições aumentam o risco de hemorragia e infecção incontrolável , respectivamente.