Se um paciente foi diagnosticado com câncer, um terapeuta de arte pode ajudá-la a usar medidas criativas de se expressar . Arteterapeutas certificados podem ter um grau adicional no trabalho social , aconselhamento , ensino ou outras licenciaturas similares e uma formação especificamente relacionadas com as necessidades dos pacientes de câncer , como aumentar a auto-imagem através de arte-terapia , técnicas de terapia de grupo e terapia da arte para tratar trauma e depressão.
Como Funciona
Um paciente com câncer pode escolher a terapia que mais atrai seus interesses. As opções podem incluir tanto a criação de arte ou na visualização de outras obras de arte e expressar como as obras que ele se sinta . Outra forma de arte-terapia envolve a coleta de fotos ou cópias pequenas de obras de arte favoritas e colocá-los em um scrapbook. Pacientes rever estas obras como um meio de acalmar-se durante os tempos difíceis , como após consultas médicas ou tratamentos de quimioterapia ou radioterapia .
Ciência por trás
Como terapia complementar ao tratamento médico, a terapia da arte tem mostrado para reduzir os efeitos negativos do diagnóstico e tratamento do câncer. De acordo com a American Cancer Society, arte-terapia permite um paciente para aliviar o medo, a raiva , estresse e ansiedade ao expressar emoções. Arteterapeutas acreditam que a terapia afeta quimicamente o cérebro , bem como, liberando substâncias químicas de bem-estar no cérebro e alterar as ondas cerebrais que afetam a emoção no cérebro.
Estudos
Muitos estudos têm sido realizados a respeito dos benefícios da terapia da arte , particularmente aqueles para pacientes com câncer . Um estudo publicado no Journal of Pain and Symptom Administração (disponível no sciencedaily.com ) foi realizado no Northwestern Memorial Hospital, em Chicago , examinando o benefício de uma vez por semana , a terapia de uma hora de arte ao longo de quatro meses em pacientes com câncer . Os pacientes relataram que a terapia de arte ajudou a reduzir os sintomas de fadiga, dor , depressão, ansiedade , sonolência e perda de apetite e melhorou bem-estar geral .
Um estudo adicional conduzido pelo Dr. Jack Lindh , da Universidade de Umea em Umea, Suécia (publicado em Reuters.com ) mostra que pacientes com câncer de mama relataram melhorias na saúde e bem-estar depois de passar por cinco sessões de arte-terapia .
Complicações
Embora muito poucos complicações estão associadas com a terapia da arte , é uma boa idéia para receber a terapia de um terapeuta licenciado. Estes terapeutas receberam treinamento especial nas necessidades exclusivas de pacientes com câncer e têm treinamento para lidar com preocupações emocionais. Além disso , a terapia para o cancro da arte deve ser usada em conjunto com outros tratamentos médicos e não deve ser utilizado como um substituto para outras terapias médicas .