marcadores de câncer foram descobertos em 1965 com o primeiro exame de sangue para câncer. Com base em exames de sangue a gravidez , as células cancerosas foram encontradas para elevar certas proteínas , contados a partir de 1970 como CA15 -3 para câncer de mama , de ovário e CA125 para CA19- 9 para colorretal e de pâncreas.
Proteína
Certas proteínas são dadas fora pelas células cancerosas ou pela defesa do organismo contra eles. Nem todas as células cancerosas emitem proteínas , e nem todos os marcadores tumorais são causadas pelo câncer.
Níveis de PSA
marcadores de câncer utilizados são PSA , ou da próstata específicas antígenos . O câncer de próstata tem níveis elevados de PSA . Outras condições de próstata pode gerar marcadores tumorais , e alguns pacientes com câncer de próstata não podem ter níveis elevados de PSA .
Receptores hormonais
receptores hormonais são marcadores de câncer usados para decisões de tratamento de câncer . O câncer de mama , que reage ao estrogênio e progesterona , que ocorre em dois dos três casos, pode ser tratada com a terapia hormonal como Tamoxifen .
Imunoglobulinas
No corpo , existem muitos diferentes imunoglobulinas , anticorpos que são proteínas do sangue feitos pelo sistema imunológico para combater as células cancerosas . Estes não são considerados marcadores tumorais , exceto no caso de cancro da medula óssea , o que pode causar um nível muito alto de uma das imunoglobulinas pode ser encontrada no sangue e na urina.