mudanças genéticas que ocorrem em algumas células cancerosas MM estão fortemente associados com um pior prognóstico. As mudanças parecem tornar o câncer mais agressivo. Pacientes cujas as células cancerosas apresentam esses marcadores genéticos são comumente classificados como pacientes de alto risco . Os médicos prescrevem frequentemente um tratamento mais agressivo para casos de alto risco. Há algum debate entre os médicos e pesquisadores sobre as quais marcadores genéticos são mais importantes na definição da categoria de alto risco e da utilidade da classificação, mas a partir de 2010 ainda é amplamente aceita.
Bortezomib e Quimioterapia
a quimioterapia é o tratamento mais comum para de alto risco MM . Bortezomibe é uma droga comumente administrado. Ele funciona por inibição da actividade do proteassoma , uma estrutura em células que quebra as proteínas que estão danificados ou que a célula já não precisa . As células cancerosas parecem ser mais suscetíveis a esta abordagem do que as células saudáveis. Bortezomibe é administrado frequentemente em conjunto com outras drogas como parte de um regime de quimioterapia combinada. A talidomida , prednisona e melfalano são outras drogas comuns utilizados para tratar o mieloma múltiplo.
Stem Cell Transplant
transplante de células -tronco hematopoéticas --- ou transplante, também conhecido como transplante de medula óssea --- às vezes é uma opção para pacientes de alto risco. Durante o transplante , os médicos utilizam vários ciclos de quimioterapia para destruir as células cancerosas , em seguida, repovoar a medula óssea , quer com as células estaminais transplantadas saudável de um dador ou a utilização de células -tronco do paciente colhidas e armazenadas antes do procedimento . TCTH traz o risco de uma série de complicações graves , por isso não é adequado para todos os pacientes com mieloma múltiplo .
Novel Terapias
Para pacientes com alto risco MM , médicos pode recomendar novas terapias , como parte de ensaios clínicos em curso . Como os pacientes na categoria de alto risco podem ter menos chance de sobrevivência do que os pacientes de risco padrão , participando de um ensaio clínico de um novo tratamento pode , por vezes, oferecer aos pacientes de alto risco a sua melhor chance de sucesso do tratamento.
Considerações
mieloma de alto risco pode rapidamente provocar uma série de complicações . À medida que as células cancerosas proliferam invadir os ossos e outros órgãos , eles podem causar dor nos ossos , o colapso das vértebras da coluna vertebral , a insuficiência renal ou outros problemas graves . Médicos tratar estes efeitos da doença , bem como a doença itself.Living com MM é uma experiência difícil. Muitas vezes é útil para se juntar a um grupo de apoio através do qual você pode conhecer outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios e entender o que você está passando.
Fale com seu médico
nada neste artigo destina-se como o conselho médico . Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o seu tratamento , a melhor pessoa para consultar é o seu médico.