O Instituto Nacional do Câncer descreve radioterapia como a utilização de radiação de alta energia em um esforço para matar células cancerosas e encolher tumores . Esta radiação pode vir de um número de diferentes fontes, incluindo raios-x, raios gama , nêutrons e prótons. A radioterapia pode ser externa ou interna - de vez em quando são empregados dois tipos. A radioterapia externa é realizada por uma máquina de direcção de um laser no corpo na área do tumor . Radiação interna pode ser sistêmica ou localizada . Radiação sistémica introduz uma substância radioativa no sangue , o que , em seguida, viaja por todo o corpo, enquanto a radiação interna localizada envolve a implantação cirúrgica de substâncias , muitas vezes chamado de sementes , diretamente adjacente a um tumor .
Indicações
radioterapia pode ser usada contra todos os tumores sólidos , independentemente da sua localização , incluindo o cérebro e os órgãos reprodutivos. É também utilizado para o tratamento de cancros do sangue e da linfa, tecidos , tais como a leucemia e linfoma . O tipo de radiação utilizado , bem como a sua dosagem , será determinada com base em vários factores, incluindo o tipo de cancro e se ou não o tumor é perto de órgãos que podem ser danificados durante a radioterapia , de acordo com o National Cancer Institute .
efeitos colaterais
os efeitos secundários da terapia de radiação pode variar de paciente para paciente , e alguns vão depender da localização do tumor e do tipo de radioterapia utilizada . Oncolink descreve os efeitos colaterais comuns de radiação como incluindo constipação, diarréia, reações na pele , boca seca, perda de apetite, a contagem de células de sangue baixa , náuseas e vômitos, fadiga e perda de cabelo localizada. Oncologistas vai ajudar pacientes a controlar os seus efeitos colaterais , como parte de seus cuidados em curso.
Considerações
radioterapia é direcionada a matar as células cancerosas , mas é um pouco imprecisa , o que significa que o tecido saudável circundante do tumor também podem ser danificados . Esta é a causa comum de efeitos colaterais , que são muitas vezes de curta duração e desaparecem após os tratamentos são mais. No entanto , dependendo da localização do tumor , alguns " efeitos secundários " pode durar anos ou pode mesmo ser permanente . Estas podem incluir perda de memória e alterações de personalidade , catarata , problemas cardíacos, problemas dentários e infertilidade , de acordo com Oncolink . Um oncologista irá discutir os riscos e benefícios de uma radioterapia especial ao oferecer opções de tratamento.
Outros Usos
Alguns tipos de câncer são propensas a metástase ou propagação para outras áreas do corpo , muitas vezes a determinados sites . Nestes casos , a radioterapia é por vezes empregue profilaticamente , o que significa que é administrado a uma área que não contém as células de cancro , mas é considerado uma área de risco para a propagação do cancro . Para alguns pacientes cujo câncer se espalhou e causa dor nos ossos e outras áreas , radioterapia paliativa pode ser empregada para aliviar os sintomas , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.