Embora não fatais , os efeitos colaterais da terapia de radiação podem ter um efeito adverso sobre a qualidade de vida . Os efeitos colaterais variam e dependem de onde é aplicada a radiação . Os efeitos secundários comuns incluem a perda de cabelo em torno do local da terapia de radiação , assim como uma possível irritação da pele . A fadiga é outro efeito colateral que é comumente experimentado durante a terapia. Várias áreas do corpo , também pode ser afectada , quando o foco da radiação está no estômago , náuseas e vómitos pode ocorrer , por exemplo . Todos estes efeitos colaterais são temporários e desaparecem ao longo do tempo .
Pós- Efeitos colaterais da terapia
Embora muitos dos efeitos colaterais comuns da radioterapia desaparecer ao longo do tempo , alguns efeitos secundários não podem ser sentidos ou notado durante a terapia de radiação . Em vez disso, vamos lá após a terapia é longo. Estes efeitos secundários podem levar vários meses ou mesmo anos para ser notado. A terapia de radiação pode afectar a flexibilidade da pele devido à atrofia de tecidos . Isto pode incluir o endurecimento da pele e formação de cicatrizes . Paredes dos vasos sanguíneos pode engrossar através do procedimento de radiação , proporcionando uma menor quantidade de circulação sanguínea.
Cânceres secundários
radioterapia tendo triste mas é verdade , por um cancro pode resultar em um outro cancro . O mais provável destes é a leucemia , o qual é o resultado de medula óssea danos celulares causados por longos períodos de exposição a radiação . Normalmente, isso ocorre apenas nos casos em que a radioterapia é significativamente prolongada e é rara em aqueles que procuram a terapia de radiação em uma escala tradicional. Leucemia geralmente leva de cinco a 20 anos, para mostrar após a conclusão da terapia . Câncer também pode ocorrer no local da terapia de radiação anteriores . Tal como acontece com leucemia, isso raramente é visto e apenas em casos que tiveram exposição prolongada à radiação.