casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de mama
O que significa quando seus seios estão realmente doloridos?
Seios doloridos são um sintoma comum de alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, gravidez e menopausa. Geralmente são causados pelos níveis crescentes dos hormônios estrogênio e progesterona, que podem fazer com que os dutos de leite e as glândulas dos seios fiquem inchados e sensíveis.
Seios doloridos também podem ser um sinal de certas condições médicas subjacentes, como:
*
Alterações fibrocísticas da mama: Esta é uma condição caracterizada pela presença de múltiplos nódulos não cancerosos nas mamas. É uma condição comum que afeta muitas mulheres durante os anos reprodutivos.
*
Câncer de mama: Às vezes, seios doloridos podem ser um sinal de câncer de mama, mas é importante observar que a maioria dos nódulos mamários não é cancerígena. Se sentir alguma alteração na aparência ou na sensação dos seus seios, é importante consultar o seu médico para avaliação.
*
Mastite: Esta é uma infecção bacteriana da mama que pode ocorrer em mulheres que amamentam. A mastite pode fazer com que a mama fique inchada, vermelha e sensível.
*
Galactorreia: Esta é uma condição que faz com que os seios produzam leite em mulheres que não estão amamentando. A galactorreia pode ser causada por vários fatores, incluindo desequilíbrios hormonais, certos medicamentos e tumores da glândula pituitária.
Se você estiver sentindo dores nos seios, é importante conversar com seu médico caso elas sejam acompanhadas de quaisquer outros sintomas, como:
*
Mudanças na aparência ou sensação dos seus seios *
Secreção mamilar *
Dor na mama que não passa *
Febre ou calafrios *
Perda de peso inexplicável Seu médico pode ajudar a determinar a causa de seus seios doloridos e recomendar o melhor tratamento.