casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama

Seios doem, o que isso significa?

Existem muitas razões possíveis pelas quais seus seios podem doer. Algumas das causas mais comuns incluem:

* Ciclo menstrual. A sensibilidade mamária é um sintoma comum da síndrome pré-menstrual (TPM). Geralmente é causada por alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual.
* Gravidez. A dor nas mamas também é um sintoma comum no início da gravidez. É causada pelo aumento da produção de hormônios que preparam os seios para a amamentação.
* Amamentação. Dor nas mamas pode ocorrer durante a amamentação, especialmente nas primeiras semanas. É causada pela sucção do bebê e pelo aumento da produção de leite.
* Mastite. A mastite é uma infecção da mama que pode causar dor, inchaço e vermelhidão. É mais comum em mulheres que amamentam, mas também pode ocorrer em mulheres que não amamentam.
* Alterações fibrocísticas na mama. Alterações fibrocísticas nas mamas são uma condição comum que pode causar dor, caroços e inchaço nas mamas. Eles não são cancerígenos, mas podem ser desconfortáveis.
* Câncer de mama. A dor nas mamas não é um sintoma comum do câncer de mama, mas pode ser um sinal da doença. Se você sentir dor na mama nova, persistente ou piorando, é importante consultar um médico para descartar câncer de mama.

Se você estiver sentindo dor nos seios, é importante consultar um médico para determinar a causa. O médico pode recomendar tratamento para aliviar a dor e prevenir complicações.